Eleições

Eleições: Lula busca voto útil para liquidar corrida no 1º turno. Ciro e Tebet vão impedir?

14 set 2022, 18:15 - atualizado em 14 set 2022, 18:15
urna eletrônica; eleições; lula bolsonaro
Quase lá: Lula tenta convencer eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet a apoiá-lo já no primeiro turno (Jeso Carneiro / Flickr)

Divulgadas nos últimos dias, as pesquisas eleitorais de intenção de voto do PoderData, Ipesp e Quaest mostram uma aproximação dos números de votos válidos em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dos 50%, o que fez a campanha do ex-presidente aumentar a busca pelo chamado “voto útil“.

Lula vai em busca de indecisos

Segundo Ricardo Ismael, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em caso de uma eleição acirrada como a deste ano, a tendência é de o eleitor votar estrategicamente não no candidato com o qual se identifica, mas escolher um nome que não seja o seu preferido, com o intuito de impedir que outro candidato seja eleito.

Pensando nessa possibilidade, integrantes da campanha de Lula buscam artistas e influenciadores na reta final da eleição para gravar depoimentos de olho em eleitores de diferentes segmentos: mulheres, indecisos, eleitor de Ciro Gomes (PDT), entre outros.

“É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam”, afirmou Lula.

A ofensiva deverá acontecer principalmente na propaganda eleitoral gratuita. Mas o pedido de voto não deverá ser explícito. A ideia é que os apoiadores do PT usem a expressão “conquistar” e não virar votos, usando o mote de “defesa da democracia” para convencer o maior número de eleitores.

Ciro Gomes e Simone Tebet reagem

O candidato Ciro Gomes reagiu contra um possível voto útil em Lula da Silva e acusou o PT de fazer “terrorismo e fascismo de esquerda” ao pregar que a eleição seja encerrada em primeiro turno.

“O fascismo está saindo do bolsonarismo doente para o petismo fanático. É fascismo puro do Lula e do PT, e isso nós temos que derrotar”, afirmou em entrevista à imprensa ao participar de agenda de campanha em Salvador (BA) na manhã desta quarta-feira, 14.

Já a candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, classificou como um “desrespeito” de Lula com o eleitorado.

“É um desrespeito à população brasileira, numa das eleições, talvez, a mais importante, a mais difícil. Desde a redemocratização, essa é uma eleição que pode, definitivamente, tirar o Brasil do mapa da fome, da pobreza, da miséria, ou não, a depender da escolha do eleitor. Nós queremos que o eleitor não vote pelo medo, mas pela esperança e pela certeza”, defendeu.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.