Eletrobras (ELET3) conclui compra da Eletronet e mira sinergia em dados, IA e telecom

A Eletrobras (ELET3) anunciou, na terça-feira (29), a conclusão da aquisição de 51% da Eletronet, consolidando o controle total da operadora de infraestrutura de telecomunicações. A operação adiciona mais 17 mil quilômetros de rede de fibra óptica aos 14 mil quilômetros já explorados pela estatal privatizada.
A transação, segundo a Eletrobras, vai destravar oportunidades comerciais entre os segmentos de energia e transmissão de dados, com potencial de atuação integrada em áreas como data centers, inteligência artificial e serviços para provedores de internet.
- E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
Os números da Eletronet
Em 2024, a Eletronet registrou uma receita de R$ 232 milhões, com Ebitda de aproximadamente R$ 86 milhões. A empresa atende mais de 390 clientes — incluindo gigantes do setor de telecomunicações e tecnologia.
A aquisição faz parte da estratégia da Eletrobras de simplificar sua estrutura societária e otimizar ativos com geração de valor. No comunicado enviado à CVM, a empresa reforçou seu compromisso com a disciplina de capital e metas do Plano Estratégico.
“A consolidação permitirá o aproveitamento de sinergias comerciais entre a infraestrutura e a oferta aos clientes de ambas as empresas”, disse a Eletrobras, destacando o modelo de cross-selling entre energia e transporte de dados.
A operação também marca a incorporação da Eletropar pela Eletrobras, como parte da reestruturação do portfólio.
A aquisição insere a Eletrobras de forma mais relevante no setor de infraestrutura digital — em um momento em que o consumo de dados cresce exponencialmente, e a inteligência artificial demanda redes robustas e escaláveis. O movimento pode abrir novas avenidas de crescimento e diversificação de receitas para a companhia.