Empresas

Eletrobras (ELET3) conclui compra da Eletronet e mira sinergia em dados, IA e telecom

30 abr 2025, 8:48 - atualizado em 30 abr 2025, 8:48
eletrobras ELET6 ações
A aquisição faz parte da estratégia da Eletrobras de simplificar sua estrutura societária e otimizar ativos com geração de valor. (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A Eletrobras (ELET3) anunciou, na terça-feira (29), a conclusão da aquisição de 51% da Eletronet, consolidando o controle total da operadora de infraestrutura de telecomunicações. A operação adiciona mais 17 mil quilômetros de rede de fibra óptica aos 14 mil quilômetros já explorados pela estatal privatizada.

A transação, segundo a Eletrobras, vai destravar oportunidades comerciais entre os segmentos de energia e transmissão de dados, com potencial de atuação integrada em áreas como data centers, inteligência artificial e serviços para provedores de internet.

Os números da Eletronet

Em 2024, a Eletronet registrou uma receita de R$ 232 milhões, com Ebitda de aproximadamente R$ 86 milhões. A empresa atende mais de 390 clientes — incluindo gigantes do setor de telecomunicações e tecnologia.

A aquisição faz parte da estratégia da Eletrobras de simplificar sua estrutura societária e otimizar ativos com geração de valor. No comunicado enviado à CVM, a empresa reforçou seu compromisso com a disciplina de capital e metas do Plano Estratégico.

“A consolidação permitirá o aproveitamento de sinergias comerciais entre a infraestrutura e a oferta aos clientes de ambas as empresas”, disse a Eletrobras, destacando o modelo de cross-selling entre energia e transporte de dados.

A operação também marca a incorporação da Eletropar pela Eletrobras, como parte da reestruturação do portfólio.

A aquisição insere a Eletrobras de forma mais relevante no setor de infraestrutura digital — em um momento em que o consumo de dados cresce exponencialmente, e a inteligência artificial demanda redes robustas e escaláveis. O movimento pode abrir novas avenidas de crescimento e diversificação de receitas para a companhia.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Quais são os destaques da Agrishow?

A maior feira do Agronegócio do país começou! Acompanhe a cobertura completa do Agro Times

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar