Energia Elétrica

Eletrobras lidera ganhos do Ibovespa com leilão mantido para quinta-feira

28 ago 2018, 11:23 - atualizado em 28 ago 2018, 11:23

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Investing.com – Em sessão que se inicia negativa para o mercado brasileiro, as ações da Eletrobras (ELET3) operam com ganhos de 1,28% a R$ 15,81, com a aproximação do leilão para venda de três distribuidoras da estatal na região Norte do país.

A XP Investimentos vê a notícia de quem algumas empresas já manifestaram interesse nas distribuidoras como positivas, ainda mais com o BNDES confirmando que o leilão deverá mesmo acontecer no dia 30.

A Coinvalores destaca que, segundo matéria do Valor, foram recebidas, ontem, três propostas para o leilão das distribuidoras da Eletrobras em Roraima, no Acre e em Rondônia, previsto para ocorrer nesta quinta-feira às 15h.

Entre as interessadas estariam a Oliveira Energia, empresa que opera geradoras nos sistemas isolados (que não possuem interligação com o restante do país, na região Norte), a Energisa (ENGI4) e a Equatorial, que levou a Cepisa, distribuidora do Piauí, no final do mês passado. Na visão da corretora, isso deverá favorecer os papéis da Eletrobras no pregão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cade aprova venda da Cepisa

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), distribuidora da Eletrobras no Piauí, pela Equatorial Energia (EQTL3), de acordo com despacho no Diário Oficial da União desta terça-feira.

O arremate da empresa ocorreu no final de julho, em um leilão com lance único da Equatorial Energia, que ofereceu pagar um bônus de outorga de 95 milhões de reais ao Tesouro Nacional e 45,5 mil à Eletrobras.

À época, o resultado do certame foi comemorado pelo governo federal e pela elétrica estatal, uma vez que a Cepisa é fortemente deficitária, assim como outras cinco distribuidoras da estatal que atuam no Norte e Nordeste, que também devem ser vendidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu parecer, o Cade disse que “a presente operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial”.

“Entende-se que a operação não possui prerrogativas para ensejar possibilidade de exercício de poder de mercado no mercado de distribuição de energia elétrica por parte da Equatorial no cenário pós operação, tampouco possibilidade de fechamento dos mercados de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica”, destacou o órgão antitruste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar