Mercados

Eletrobras lidera Ibovespa após vender distribuidora de energia do Amazonas

11 dez 2018, 11:25 - atualizado em 11 dez 2018, 12:16

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Investing.com – As ações da Eletrobras (SA:ELET3) lideram os ganhos do Ibovespa na manhã desta terça-feira depois de a companhia realizar o leilão para a venda da Amazonas Energia, na tarde de ontem na B3, em São Paulo. Dessa forma, as ON avançam 4,52% a R$ 25,91, enquanto as PNB somam 3,31% a R$ 29,59.

A venda da distribuidora foi concretizada para as empresas Oliveira Energia e Atem, da região Norte, que apresentaram a única oferta pela empresa em leilão de privatização na bolsa paulista B3, embora uma decisão judicial após o certame tenha levantado algumas dúvidas sobre a concretização imediata da transação.

Pelas regras da licitação, a Eletrobras assumirá 13 bilhões de reais em dívidas da empresa amazonense, conforme previsto no edital como forma de viabilizar a venda da fortemente endividada companhia, enquanto os compradores ficarão com 2,2 bilhões de reais em débitos.

A maior parte das dívidas da unidade é com a Petrobras (SA:PETR4), devido ao fornecimento de combustíveis para térmicas da empresa. A petroleira e a elétrica, inclusive, fecharam recentemente acordo que previa assunção de dívida no valor de 3,069 bilhões de reais pela Eletrobras em caso de sucesso no leilão de desestatização da distribuidora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estatal avalia que uma liminar obtida na segunda-feira por sindicatos de trabalhadores para suspender os efeitos do leilão de privatização de sua unidade de distribuição no Amazonas não invalida o resultado da licitação, realizada na véspera, segundo comunicado da companhia ao mercado.

A companhia afirmou que tomou conhecimento da decisão judicial “através da imprensa” e que, em sua avaliação, ela só valeria para leilões que ainda não tivessem sido realizados até o momento, de acordo com o comunicado, divulgado na noite de segunda-feira.

O desembargador Marcos de Oliveira Cavalcante, responsável pela liminar, escreveu que ela iria “subordinar a eficácia da concretização dos leilões remanescentes à apreciação a ser feita pelo colegiado do Órgão Especial” da Justiça do Trabalho.

Os novos donos da Eletrobras Distribuição Amazonas também se comprometeram a realizar um aporte de 491 milhões de reais na empresa após a assinatura do contrato de concessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
investing@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar