Eletromidia (ELMD3): Globo fecha capital e companhia deixa B3

A Eletromidia (ELMD3) se despede da bolsa brasileira após a Globo adquirir o controle e promover uma oferta pública de ações (OPA) que resultou no fechamento do capital da companhia. Segundo comunicado, ocorreu na quarta-feira (2) o cancelamento de registro de emissor de valores mobiliários na categoria A.
Com isso, a companhia de publicidade “fora de casa” (mídia out of home, OOH) deixa a B3.
No fim de 2024, a Globo, que já tinha uma participação de 27% na Eletromidia, decidiu adquirir o controle da companhia, fazer a OPA e fechar o capital. O leilão de ações aconteceu no fim de abril deste ano.
- LEIA MAIS: Em quais ações vale a pena investir? Veja as recomendações do BTG Pactual como cortesia do Money Times
Globo abocanha Eletromidia
Em novembro de 2024, o Grupo Globo comprou a totalidade das ações da companhia, anteriormente detidas pelo fundo Vesuvius LBO,
O contrato de compra e venda previa a alienação de 65.923.980 ações ordinárias, representando 47,094% do capital social da empresa, que se somou a participação que a empresa da família Marinho já detinha.
Desde o anúncio da compra esteve clara a intenção da Globo de realizar uma OPA para adquirir as ações restantes da Eletromidia que estavam em posse de acionistas minoritários.
À época do anúncio, analistas da XP Investimentos avaliaram a compra do controle pela Globo como um movimento estratégico iminente, sendo que o negócio é extremamente sinérgico e proporcionará à Globo uma importante via de crescimento.