Tecnologia

Elon Musk x Bill Gates: Entenda o que aconteceu em vazamento de mensagens dos bilionários

24 abr 2022, 13:12 - atualizado em 24 abr 2022, 14:58
Elon Musk; Bill Gates
Gates e Musk se envolvem em nova briga de bilionários (Montagem/Wikimedia Commons)

Vazamentos de mensagens acontecem o tempo todo na internet. Mas, geralmente, não envolvem dois dos maiores bilionários do mundo, como foi o caso de Elon Musk e Bill Gates no sábado (23).

Tudo começou quando o usuário @WholeMarsBlog, no Twitter, marcou Musk em uma série de mensagens vazadas perguntando se elas eram reais.

No tuite, o usuário afirmou que “aparentemente, Bill Gates entrou em contato @elonmusk para discutir ‘filantropia sobre mudanças climáticas’, mas Elon perguntou se ele ainda tinha uma posição ‘short’ de meio bilhão de dólares em ações da Tesla (TSLA) . Bill disse que não, então Elon disse-lhe para ele ‘se virar'”.

Uma posição “short” no mundo de investimentos significa que um investidor, normalmente, vende uma ação “emprestada com o objetivo de comprá-la de volta depois por um preço mais baixo”, apostando na queda dos papéis.

Em resposta, Musk disse que os prints eram verdadeiros, mas que ele próprio não os havia vazado para o New York Times.

“Devem ter conseguido através de amigos de amigos. Ouvi de várias pessoas no TED que Gates ainda tinha meio bilhão a menos contra Tesla, e é por isso que perguntei a ele, então não é exatamente secreto”, disse.

Pela cor das mensagens, enviadas de um iPhone, é provável que os prints tenham sido feitos do celular de Musk. Isso porque, em smartphones da Apple, a cor do balão de quem envia uma mensagem é verde ou azul, enquanto a de quem responde é, normalmente, cinza.

Nos prints, Gates teria dito a Musk que “queria discutir possibilidades de filantropia” com o homem mais rico do mundo, ao que Musk respondeu: “Desculpe, mas não posso levar a sério sua filantropia sobre as mudanças climáticas quando você tem uma enorme posição contra a Tesla, a empresa que mais faz para resolver as mudanças climáticas”.

Não se sabe exatamente quando a conversa aconteceu. Mas, em fevereiro de 2021, Musk disse em um podcast que tinha ouvido falar que “Gates estava apostando contra a Tesla no mercado de ações”.

Pouco tempo depois das postagens sobre as mensagens de texto, Musk tuitou um meme no qual comparou Gates com o emoji de homem grávido da Apple, com a legenda: “no caso de você precisar perder uma ereção rapidamente”.

Depois, ele tuitou “seguindo em frente…” e, em uma segunda postagem, afirmou que “(de tirar sarro de Gates por encurtar a Tesla enquanto afirmava apoiar a ação contra as mudanças climáticas)”.

Musk e Twitter: o ‘troll’ bilionário

Musk, que quer comprar o Twitter, tem se mostrado cada vez mais ativo na rede social. Mas as polêmicas nas quais ele se envolve por lá não são de hoje.

Para começar, um exemplo simples: no ano passado, Musk tuitou uma foto de seu cachorro, Floki, da raça Shiba Inu, o que fez com que a criptomoeda shiba inu coin disparasse 1.600%.

Em novembro de 2021, as ações da companhia caíram após um tuite no qual Musk perguntava se deveria vender 10% de seus papéis porque “muito se tem feito ultimamente com os ganhos não realizados sendo um meio de evasão fiscal”. 3.5 milhões de pessoas votaram. 60% votaram para que os ativos fossem vendidos.

Em dezembro passado, ele continuou a vender ações da Tesla para chegar a meta de 10% e afirmou que pagaria US$ 11 bilhões em impostos.

Musk, que foi eleito a personalidade do ano pela revista Time, no entanto, não acredita que causa um efeito nos mercados. “Os mercados se movem o tempo todo, com base em nada, que eu saiba”, disse ele à Time.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Editora
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
Linkedin
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.