Coluna
Livros

Em 2026, escreva um livro

03 jan 2026, 9:00 - atualizado em 26 dez 2025, 15:26
Livraria Cultura
(Imagem: Unsplash/@karishea)

No ano passado, ouvi uma entrevista sensacional do Ruy Alves, gestor da Kinea Investimentos, no Market Makers: ele dizia, entre outras boas frases, que devemos “escrever mais e ler menos”.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Grande parte do conhecimento que eu tenho não vem do que eu leio, vem do que eu escrevo”, disse ele. 

Não era um convite para fazer o Fahrenheit 451 e queimar os livros, claro. Mas um convite à escrita como forma de construção de pensamento e de aprendizado.  

À primeira vista, a frase me bateu mal – dado meu espírito de leitor voraz. Mas depois, ativei a interpretação de texto e entendi que ele tem razão. Boa parte dos meus aprendizados também vem do escrever.

Como ato terapêutico – como esse, em que eu escrevo aqui enquanto elaboro a mim mesmo. Como ato de consolidação, porque ao escrever eu registro aquilo que eu já aprendi. E como ato de convite, já que a escrita, quando lida por outros, é um convite ao debate de ideias.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lancei meu primeiro livro em 2022. De lá pra cá vendo trabalhando no próximo romance – em vias de finalizar. 

Mas meu convite a você – e a mim mesmo – é que a gente escreva um livro em 2026: não precisa ser publicado nem um livro na concepção pura do termo, com começo, meio e fim organizados.

Mas que a gente escreva um livro todos os dias. De página em página, ou de linha em linha se for só o que você consegue em determinados dias. Que a gente reative a prática da escrita como forma de cristalizar – ou questionar – nossas ideias. E crie no ano que começa um mundo mais inteligente. 

Se você quer ver a entrevista do Ruy Alves no Market Makers, basta clicar aqui. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Feliz 2026 para nós!  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Head de Conteúdo do Market Makers
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
Leia mais sobre:
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar