Banco Central

Em ata, BC fala em encerramento gradual do ciclo de corte no juro

12 set 2017, 12:09 - atualizado em 05 nov 2017, 13:55

Os membros do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) falaram em encerramento gradual do atual ciclo de corte no juro e enfatizaram a importância das reformas estruturantes na economia, segundo documento divulgado nesta terça-feira (12). Trata-se da ata referente à reunião da semana passada que resultou em corte de 1 ponto percentual na Selic para 8,25% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária. Além disso, nas mesmas condições, o Comitê antevê encerramento gradual do ciclo.”

A agenda de reformas do governo Michel Temer também foi pauta do encontro da autoridade monetária. “O Copom entende que o processo de reformas, como as recentes aprovações de medidas na área creditícia, e de ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural.”

Jason Vieira, economista-chefe da Infinity, conta que o tema da importância das reformas foi citado seis vezes no documento. Em análise sobre a ata, ele avalia que sinais mais firmes de solidez na economia serão necessários para uma conclusão gradual do ciclo. Caso contrário, o ritmo atual de redução no juro básico pode ser mantido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Deste modo, concluímos que o ciclo de juros se aproxima de gradualmente de seu fim e deve repousar abaixo do recorde histórico promovido na gestão anterior, porém com bases econômicas superiores e condições de gerar um “novo normal” em termos de taxas de juros no Brasil”, afirma Vieira em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar