Meio Ambiente

Em busca de portfólio mais verde, BlackRock planeja nova métrica climática

07 nov 2021, 15:00 - atualizado em 04 nov 2021, 22:56
BlackRock Gestoras de Recursos
O setor de investimento está sob crescente pressão para reduzir o financiamento de emissores de carbono como parte do movimento zero líquido do qual a BlackRock, com seus US$ 9,5 trilhões sob gestão, é o maior membro (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, planeja incluir uma nova métrica em seus portfólios que permitirá aos clientes medirem a “temperatura” de seus investimentos, de acordo com Paul Bodnar, líder global de investimento sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O plano é ter a nova métrica em vigor até o fim do ano, disse Bodnar na quinta-feira em painel da COP26 em Glasgow, Escócia. “Estamos vendo o surgimento de métricas muito interessantes”, afirmou. Segundo o executivo, a pontuação da temperatura de um portfólio vai compará-la à economia global, medindo quanto aquecimento causaria.

Bodnar, ex-assessor de política climática do governo Obama, também falou sobre a necessidade de canalizar mais capital para ativos de transição energética. O setor de investimento está sob crescente pressão para reduzir o financiamento de emissores de carbono como parte do movimento zero líquido do qual a BlackRock, com seus US$ 9,5 trilhões sob gestão, é o maior membro.

O mercado de capitais estava “atrasado para o jogo”, disse Bodnar, mas caminha na direção certa. A dificuldade agora é conseguir a divisão correta do financiamento, acrescentou.

“Há muito dinheiro em busca de empresas verdes quando essas companhias fazem IPO”, disse Bodnar. “Onde os mercados não são muito bons é em ajudar empresas que começam a se tornar verdes.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O mais difícil é como vamos lidar com o transporte marítimo, o aço e a aviação. Indústrias pesadas e transporte pesado”, disse. “Não podemos simplesmente estalar os dedos e imaginar que vamos viver em uma economia verde amanhã.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar