Internacional

Em novo ataque ao Fed, Trump diz que juros deveriam estar de dois a três pontos percentuais mais baixos

24 jun 2025, 4:53 - atualizado em 24 jun 2025, 3:51
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca, em Washington 30/05/2025 REUTERS/Nathan Howard
Trump sugere que o Fed baixe os juros e suba depois se precisar (REUTERS/Nathan Howard)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que as taxas de juros americanas deveriam estar pelo menos de dois a três pontos percentuais mais baixas e que o Federal Reserve poderia aumentá-las novamente caso a situação econômica piorasse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Deveríamos estar pelo menos dois a três pontos mais baixos. Se as coisas mudarem para o negativo depois, aumentem a taxa”, escreveu Trump em uma postagem na sua rede social Truth Social.

Na última semana o Fed manteve a taxa de juros americana no intervalo de 4,25% a 4,50% ao ano pela quarta reunião seguida. Apesar de a manutenção já ser esperada amplamente pelo mercado, Trump se voltou contra o presidente do banco Jerome Powell.

“Eu tento de todo jeito. Sou desagradável. Sou simpático. Nada funciona. Ele [Powell] é simplesmente uma pessoa estúpida”, disse Trump em um evento na Casa Branca.

Na mesma ocasião, o presidente republicano se colocou como candidato à sucessão de Powell, que tem mandato at~e maio de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Talvez eu devesse ir para o Fed. Eu posso me nomear?”, indagou Trump.

Manutenção dos juros

Jerome Powell atribuiu a decisão em manter os juros ao compasso de espera na política monetária à incerteza gerada pelas tarifas impostas pelo próprio presidente Donald Trump. Ele afirmou que os efeitos das tarifas começaram a aparecer e podem ter impacto maior tanto na inflação quanto na atividade econômica.

“Leva algum tempo para que as tarifas atinjam a cadeia de distribuição até o consumidor final. Vemos aumentos de preços em algumas categorias relevantes, como computadores pessoais e equipamentos audiovisuais, que são atribuíveis aos aumentos de tarifas”, disse.

Com informações Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar