AgroTimes

Em safra de 33,6 milhões/t de açúcar no CS, Rabobank vê 2,5 milhões de superávit global em 22/23

08 abr 2022, 10:53 - atualizado em 08 abr 2022, 11:06
Açúcar, India
Superávit de açúcar global é esperado com aumento de produção da Ásia (Imagem: Reuters/Rajendra Jadhav)

Com expectativa de superávit de 2,5 milhões de toneladas de açúcar na safra global 22/23, a safra brasileira do Centro-Sul se encaminha para 33,6 milhões/t (45% do mix), pouca coisa acima do resultado apurado no ciclo passado.

Nesse registro do Rabobank, no qual se considera a moagem de 560 milhões/t de cana-de-açúcar de Goiás ao Paraná, se leva em conta um novo excedente a ser produzido pela Ásia, depois da revisão feita sobre os dados da Índia para 21/22 (35,7 milhões/t e 8,5 milhões/t para exportações).

O reporte do banco ainda deixa em aberto as condições de arbitragem entre açúcar e etanol, olhando-se para Brasil e sua influência para o adoçante em Nova York.

Segundo o Global Sugar Balance, as incertezas com a guerra em curso na Ucrânia, a linha a ser adotada pela Petrobras (PETR4) na política de preços da gasolina e o equilíbrio na relação oferta e demanda da safra 21/22 ainda não permitem prever o apoio aos preços ao longo da temporada.

Neste sexta (8), com suporte do petróleo, avança para as máximas acima de 20 centavos de dólar por libra-peso.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar