Internacional

Embaixada da China nos EUA diz que politizar origem da Covid-19 prejudica investigações

27 maio 2021, 9:40 - atualizado em 27 maio 2021, 9:40
A China insiste em negar que o laboratório foi responsável, dizendo que os EUA e outros países estão tentando desviar a atenção de seus próprios fracassos para conter o vírus (Imagem: REUTERS/Aly Song)

Politizar a origem da Covid-19 prejudicaria investigações adicionais e minaria esforços globais para conter a pandemia, disse a embaixada da China nos Estados Unidos depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, ordenou uma revisão da inteligência do país sobre o local do surgimento do vírus.

A embaixada de Washington disse em um comunicado publicado em seu site na noite de quarta-feira que “algumas forças políticas se fixam na manipulação política e na atribuição de culpa”.

Agora que a Organização Mundial da Saúde (OMS) se prepara para iniciar uma segunda fase de estudos sobre a origem da Covid-19, a China é pressionada a conceder mais acesso a investigadores em meio a alegações de que o Sars-CoV-2 vazou de um laboratório da cidade de Wuhan especializado em pesquisas de coronavírus.

A China insiste em negar que o laboratório foi responsável, dizendo que os EUA e outros países estão tentando desviar a atenção de seus próprios fracassos para conter o vírus.

Ainda na quarta-feira, Biden disse que agências de inteligência dos EUA estão divididas ao questionarem se a Covid-19 “emergiu de um contato humano com um animal infectado ou um acidente de laboratório”.

Yanzhong Huang, pesquisador sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores de Washington, disse que a falta de abertura da China é um grande fator por trás do ressurgimento da tese de vazamento de laboratório.

“Não há nada realmente novo ali para provar a hipótese”, disse. “Na investigação das origens da pandemia, é realmente importante ter transparência e ordem para criar confiança nos resultados da investigação”.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar