Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Embraer dispara 12% após acordo entre Eve e Bristow

23/09/2021 - 17:49
Eve + Ascent
A Bristow encomendou até 100 eVTOLs da Eve, com entregas previstas para começar em 2026. (Imagem: Divulgação/Embraer)

As ações da Embraer (EMBR3) dispararam após a Eve, subsidiária da empresa, fechar um acordo de mobilidade aérea urbana com a Bristow nesta quinta-feira (23).

Além disso, a Bristow encomendou até 100 eVTOLs da Eve, com entregas previstas para começar em 2026.

Sendo assim, os papéis da aérea registraram alta de 12,16%, cotados a R$ 23,89. O ativo teve a melhor performance do Ibovespa (IBOV), que subiu 1,59%, a 114.064,36 pontos.

A parceria firmada entre Eve e Bristow criará um modelo de operação de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês).

As empresas vão desenvolver capacidades baseadas em serviços para apoiar e otimizar o desempenho e a utilização de eVTOLs em operação e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo existentes, além de novos sistemas de aeronaves não-tripuladas e gerenciamento de tráfego não-tripulado.

Segundo Chris Bradshaw, diretor executivo da Bristow, a parceria tem o potencial de remodelar o mercado para todos os voos verticais elétricos.

“Esse memorando de entendimento estratégico prevê o desenvolvimento contínuo de um modelo abrangente de UAM entre Bristow e Eve para um eVTOL que pode, potencialmente, remodelar o mercado para todos os voos verticais elétricos com emissões de zero carbono e custos operacionais mais baixos. Isso nos permite expandir nossa experiência para fornecer uma opção sustentável, inovadora e eficiente em novos mercados finais potenciais”, disse Bradshaw.

O acordo de cooperação com a Bristow amplia a lista de parceiros da Eve. No início desta semana, a empresa anunciou uma parceria com a Helipass para acelerar a implantação das eVTOLs na França e em outros países da Europa.

Eve, da Embraer, e Kenya Airways
O acordo de cooperação com a Bristow amplia a lista de parceiros da Eve (Imagem: Divulgação/embraer)

A parceria visa disponibilizar um total de 50 mil horas de voo por ano na aeronave elétrica da Eve. Isso pode ter aumento opcional de 100 mil horas por meio de toda a rede da Helipass.

Outras parcerias da Eve envolvem acordos com Kenya Airways, Microflite, Helisul e Halo, também para desenvolver serviços e produtos ligados ao UAM em diversas regiões do mundo. A Eve recentemente reforçou a parceria de mobilidade aérea urbana com a Ascent na região da Ásia-Pacífico.

Guide vê acordo com bons olhos

A Guide Investimentos enxergou o acordo como algo positivo para a Embraer. Não obstante, o analista comentou que a empresa vem se recuperando de “maneira célere” desde 2020.

“Diversas parcerias têm sido anunciadas, com destaque para a Eve, que tem se posicionado com um dos principais players globais no desenvolvimento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical para mobilidade urbana”, afirmou a corretora.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 23/09/2021 - 17:49

Cotações Crypto
Pela Web