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Embraer (EMBR3) bate recorde no 4T24 com carteira de pedidos de US$ 26,3 bilhões

06 fev 2025, 9:05 - atualizado em 06 fev 2025, 9:05
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A Embraer divulgou os dados referentes a carteira de pedidos e entregas do quarto trimestre de 2024 (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

A Embraer (EMBR3) alcançou recorde no quarto trimestre de 2024, com sua carteira de pedidos, de US$ 26,3 bilhões no período, conforme documento enviado ao mercado nesta quinta-feira (6).

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O montante é 40% maior do que o registrado no mesmo período em 2023. Na comparação trimestral, o avanço é de 16% ante o terceiro trimestre de 2024.

Na aviação comercial, a Embraer encerrou o quarto trimestre de 2024 com uma carteira de pedidos de US$ 10,2 bilhões. Já na aviação executiva, houve recorde de US$ 7,4 bilhões na carteira de pedidos.

Já no segmento de “Serviços & Suporte”, a carteira de pedidos alcançou US$ 4,6 bilhões no quarto trimestre de 2024 e “Defesa & Segurança” subiu para US$ 4,2 bilhões, com participação recorde de clientes globais.

A fabricante de aviões brasileira entregou 75 aeronaves no último trimestre de 2024, 27% acima dos 59 aviões entregues no trimestre anterior e igual ao volume entregue um ano antes. No ano de 2024, 205 aviões foram entregues, alta de 14% em relação a 2023, diz o documento.

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Aviação executiva impulsionada por acordo com a Flexjet

No segmento de aviação executiva, a Embraer contou com um trunfo anunciado na quarta (5). A sua divisão de jatos executivos, a Embraer Executive Jets, fechou um contrato com a empresa de aviação privada americana Flexjet.

O acordo, avaliado em até US$ 7 bilhões (R$ 40,54 bilhões na cotação atual), representa o maior pedido firme — compra de bens ou serviços, sem possibilidade de cancelamento ou modificação sem penalidades — já realizado por ambas as empresas.

O contrato inclui um pedido firme de 182 aeronaves e 30 opções, abrangendo modelos como o Praetor 600, Praetor 500 e Phenom 300E, além de um pacote de serviços e suporte.

Vale destacar que a Flexjet foi a primeira cliente frotista dos jatos Praetor da Embraer e, agora, adiciona a nova geração do Phenom 300E ao seu crescente portfólio global, conforme comunicado da companhia.

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A parceria entre a Embraer e a Flexjet é de longa data, iniciada em 2003, quando a Flight Options — empresa que passou a integrar o grupo Flexjet em 2015 — se tornou a primeira operadora de propriedade compartilhada a incorporar o jato Legacy Executive à sua frota.

Analistas veem com bons olhos o anúncio. Para o Itaú BBA, o acordo reforça a confiança dos investidores no forte momento da Embraer.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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