Embraer (EMBR3) fará anúncio de “marco” nos EUA na próxima semana

A Embraer (EMBR3) disse nesta quinta-feira (5) que fará um grande anúncio na próxima semana sobre o que descreveu como um marco para seus negócios nos Estados Unidos, juntando-se a outras grandes empresas do setor que estão se movendo para reforçar laços econômicos com o país.
O anúncio de 10 de setembro em Washington coincide com um grande encontro de líderes do setor aeroespacial e ocorre em um momento em que a fabricante brasileira de aviões, a terceira maior do mundo, tem feito lobby junto ao governo do presidente Donald Trump para remover tarifas de importação de 10% que atingem seus produtos.
- SAIBA MAIS: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; veja como
A Embraer, que monta alguns jatos executivos na Flórida, não quis fazer mais comentários sobre o anúncio planejado, mas uma pessoa familiarizada com o assunto disse que ele não está relacionado à pegada industrial da empresa, um termo que se refere à localização de suas fábricas.
Clientes norte-americanos compram 45% dos aviões comerciais da Embraer e 70% dos jatos executivos vendidos pela empresa, todos os quais dependem de muitas peças norte-americanas.
A Embraer não tem planos imediatos de lançar um novo modelo de jato, disseram várias fontes do setor, embora o fabricante tenha aventado a possibilidade de montar um novo rival para jatos de Airbus e Boeing e para um futuro concorrente da China.
Não ficou claro quais outros tópicos podem ser incluídos no anúncio, que a Embraer afirmou ser “o primeiro de seu tipo já feito nos Estados Unidos”.
A Embraer tem 3.000 funcionários nos EUA e tem planos de comprar US$ 21 bilhões em produtos norte-americanos até 2030. O E175-E1 da Embraer é fundamental para rotas regionais nos EUA.
A Embraer disse no mês passado que pode construir nos EUA uma fábrica de US$ 500 milhões para o cargueiro C-390, caso Washington decida comprar o avião.
A Airbus, cujo presidente-executivo também estará em Washington na próxima semana, deve inaugurar uma nova linha de montagem nos EUA em Mobile, Alabama, no início do próximo mês.