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Embraer (EMBR3): UBS BB corta recomendação para venda e afirma ‘mercado está otimista demais’; ações caem 2%

19 nov 2024, 13:11 - atualizado em 19 nov 2024, 18:32
Embraer sofre corte de recomendação do UBS BB, que vê mercado otimista demais com a companhia (Imagem: Divulgação/Embraer)

O UBS BB cortou sua recomendação para as ações e ADRs (American Depositary Receipt) da Embraer (EMBR3; ERJ) de Neutra para Venda, afirmando que o “mercado está otimista demais” com a empresa.

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O banco, no entanto, aumentou o preço-alvo da ADR de US$ 29 para US$ 32, enquanto o preço-alvo de EMBR3 é de R$ 46,50.

As ações da companhia despontaram entre as maiores baixas do Ibovespa (IBOV) no pregão desta terça-feira (19), chegando a cair mais de 5%. EMBR3 encerrou o pregão com baixa de 2,19%, a R$ 54,44. Apesar da realização, a companhia acumula alta de 143,14% no ano.



Os analistas do UBS apontam que o mercado está precificando algumas opcionalidades em seu caso base, como:

  • Fortes entregas comerciais (média 90 entregas vs. 80 na expectativa do UBS), margens (4,5% vs. 2% UBS) e pedidos (mais de 1x book-to-bill — comparativo pedidos recebidos com as entregas realizadas — vs. 1x da expectativa );
  • Receita e pedidos mais fortes no segmento de Defesa (contra US$ 900 milhões em receitas e expectativa em US$ 750 milhões para o próximo ano);
  • Ver a ERJ como a terceira empresa em aeronaves narrow-body com mais de 150 assentos. Os analistas veem o ambiente competitivo como desfavorável para a ERJ, pois o Brasil e outros locais da América Latina não podem fornecer vantagens competitivas para seus projetos.

Por que o UBS BB está pessimista com Embraer?

O UBS BB destaca em relatório que existem dois tipos de investidores para o caso da Embraer. O primeiro são os locais, motivados por resultados de curto a médio prazo.

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“Esses investidores têm altas expectativas para 2025; somos mais conservadores e estimamos o EBITDA de 2025E em torno de US$ 790, 6% abaixo do consenso”.

Já o outro tipo são os investidores estrangeiros de longo prazo (long-only), que acham que a ERJ teria muito potencial se se juntasse ao duopólio da Airbus e da Boeing no mercado de aeronaves narrow-body (tipo de avião comercial que possui um corredor único na cabina).

Contudo, a avaliação do banco é que 2025 pode decepcionar os investidores. A visão conservadora do UBS sobre a demanda por E2s (segunda geração da família de jatos E-Jets) é alimentada por uma competição intensa com a Airbus.

“Acreditamos que a Série C, renomeada sob o guarda-chuva da Airbus, provavelmente continuará a ganhar participação de mercado, quando comparada ao E2, como observamos desde 2018. A presença global mais ampla da Airbus, o portfólio de ativos e a experiência em cadeia de suprimentos estão entre os principais impulsionadores de nossa visão”.

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Sobre o C-390, os analistas seguem conservadores, principalmente devido aos seus pedidos históricos sem brilho. Em 2011, antes do lançamento da aeronave de transporte, recordam que a Embraer anunciou que acumulou 60 declarações formais de intenção. Até o momento, apenas 37 pedidos firmes de aeronaves foram registrados.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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