BusinessTimes

Empiricus Educação: Cursos de graduação vão unir mundo profissional ao mundo acadêmico

09 maio 2023, 19:10 - atualizado em 09 maio 2023, 19:10
empiricus educação grupo curso profissionalizante universidade superior terceiro grau faculdade finanças
Empiricus Educação é realização de sonho antigo, diz Rodolfo Amstalden (Imagem: Money Times/ Márcio Juliboni)

A Empiricus Educação, novo braço do Grupo Empiricus, foi apresentada à imprensa e ao mercado nesta terça-feira (9). A nova unidade, em estruturação há cerca de um ano, atuará no desenvolvimento de cursos e produtos de ensino profissionalizante.

O grupo à frente do projeto é composto por experientes profissionais do mercado, especialistas em ensino superior e docentes com grande experiência nas áreas em que a Empiricus Educação se concentrará. “Queremos aproximar o mundo acadêmico do mundo profissional”, afirmou Rodolfo Amstalden, um dos fundadores do Grupo Empiricus, durante o evento de hoje.

Segundo Amstalden, a Empiricus Educação concretiza um sonho dos fundadores do grupo: transmitir conhecimento de modo acessível e inclusivo. Mesmo longe das salas de aula, esse princípio norteou os relatórios e produtos desenvolvidos pela Empiricus, cujo objetivo é democratizar o acesso do investidor pessoa física a boas informações sobre o mercado financeiro, antes disponíveis apenas para pouca gente.

Após uma fase de parcerias com prestigiadas instituições de ensino, com as quais oferecia cursos livres, Amstalden afirma que o Grupo entra numa nova fase na área educacional. “Chegou a hora de tomarmos as rédeas dessa empreitada”, disse.

Empiricus Educação oferecerá 5 cursos profissionalizantes

O esforço, nesse momento, é o credenciamento junto ao MEC para oferecer cinco formações de graduação EAD, com duração de dois anos, nas áreas de gestão financeira, de marketing digital, de dados, de RH e de processos gerenciais. Espera-se que as últimas aprovações do MEC sejam obtidas até o fim do ano, o que permitiria que as primeiras turmas iniciassem as aulas no primeiro semestre de 2024.

Para Bruna Magalhães, head da Empiricus Educação, um dos grandes diferenciais do projeto é a qualificação dos profissionais envolvidos e a própria cultura do Grupo. “A empresa inteira tem vocação para educação”, afirma. A avaliação é compartilhada por Thiago Veras, diretor de RH do Grupo e um dos futuros docentes. “A Empiricus tem perfil de liderança e gosta de desenvolver pessoas”, observa. É por isso que parte dos futuros docentes está sendo recrutada no próprio Grupo.

“Muitas vezes, ouvimos no mercado que há escassez de talentos; mas, às vezes, o que falta é a disposição dos gestores para desenvolver pessoas”, acrescenta Veras.

Num mundo em que tudo muda rapidamente, a escolha pelo formato de cursos de dois anos vai ao encontro da demanda do mercado. Cada vez mais, nem os alunos, nem as empresas podem esperar quatro anos – a duração de um curso superior convencional.

Veras cita uma pesquisa da consultoria Kornferry, que estima que, até 2030, a discrepância entre o ritmo e o perfil dos cursos superiores tradicionais e a demanda das empresas deixará 15,8 milhões de vagas de trabalho não preenchidas.

Segundo Bruna, mais do que tentar adivinhar qual será o perfil dos profissionais que o mercado demandará no futuro, os cursos desenvolverão habilidades para que os alunos possam se adaptar rapidamente a novos cenários. “Nosso papel será trabalhar a flexibilidade e resiliência dos alunos”, diz.

Enquanto a permissão não chega, a Empiricus Educação oferece aos alunos dos cursos livres já existentes a vantagem de utilizar metodologias ativas e a Educação 4.0.

Essas abordagens inovadoras têm como objetivo tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e participativo. As metodologias ativas incentivam o aluno a ser o protagonista do seu próprio aprendizado, promovendo a reflexão, o debate e a resolução de problemas de forma colaborativa.

Já a Educação 4.0 propõe o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, gamificação em uma plataforma virtual de aprendizagem e uma experiência envolvente, personalizada e integrada ao campus virtual. Dessa forma, a Empiricus Educação se destaca por oferecer uma formação mais completa e atualizada, preparando seus alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

 

 

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site