Carteira Recomendada

Empiricus Research ajusta carteira de ações para janeiro com foco em juros; veja em quais empresas investir

02 jan 2026, 14:29 - atualizado em 02 jan 2026, 14:29
direcional dirr3
A Empiricus aumentou a exposição ao papel da Direcional (DIRR3) e reduziu do Itaú Unibanco (ITUB4). (Imagem: Divulgação)

A Empiricus Research fez uma alteração na sua carteira recomendada de ações para janeiro, a fim de aumentar a sensibilidade da carteira a juros e já de olho na corrida eleitoral. Com isso, a equipe aumentou a exposição ao papel da Direcional (DIRR3) e reduziu do Itaú Unibanco (ITUB4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O analista-chefe, Felipe Miranda, e a analista Larissa Quaresma afirmam que aproveitaram a forte correção recente de Direcional, ocasionada principalmente por ruídos relativos à corrida eleitoral, para aumentar a exposição ao
papel.

“Apesar da queda, a companhia segue com fundamentos sólidos, excelência operacional e uma das melhores perspectivas de crescimento do setor. O papel é sensível a juros e se beneficia da tese de queda da Selic em 2026”, afirmam em relatório.

Para financiar o movimento, a Empiricus reduziu parcialmente a posição em Itaú, que apresentou desempenho mais resiliente no período e era o nome de maior peso da carteira. A realocação busca aproveitar a recente distorção de preços no mercado e aumentar o potencial de retorno da carteira, mantendo a qualidade e o equilíbrio entre setores.

Os analistas destacam que o Brasil pode surpreender em 2026, uma vez que o enfraquecimento estrutural do dólar e o aumento da liquidez global, impulsionados pela política monetária americana, devem sustentar a diversificação de capital para mercados emergentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a desaceleração da economia dos EUA, aliada a sinais de fragilidade do mercado de trabalho e à dependência de investimentos em IA, abre espaço para mais cortes de juros do que o atualmente precificado. Nesse contexto, a América Latina surge como um destino natural de fluxo, beneficiada por ciclos eleitorais, reformas estruturantes e afrouxamento monetário.

“O Brasil, em particular, combina juro real elevado, inflação em convergência à meta e um iminente ciclo de cortes de juros, além de um quadro técnico favorável, marcado por escassez de ações e potenciais reinvestimentos de dividendos e liquidez extraordinária do FGC. Embora o risco eleitoral ganhe protagonismo a partir de abril, avaliamos que os cenários para 2027 são menos binários do que o mercado teme, com possibilidade concreta de fechamento adicional da curva de juros e expansão de múltiplos”, destacam.

A carteira de ações da Empiricus

Em dezembro, o portfólio da Empiricus teve um desempenho negativo de 3,2%, enquanto o Ibovespa (IBOV) valorizou 3,2%. No ano, o portfólio subiu 30,4%, versus 36,5% do Ibovespa.

Recomendações para janeiro

Ticker Empresa Peso
ITUB4 Itaú 10%
PSSA3 Porto 15%
ROXO34 Nubank 10%
EQTL3 Equatorial 10%
MULT3 Multiplan 10%
RENT3 Localiza 10%
CSAN3 Cosan 10%
RDOR3 Rede D’Or 10%
PRIO3 Prio 5%
DIRR3 Direcional 10%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar