Empresas

Empresa parceira da Shein no Brasil atrasa salários e promove demissões; entenda

18 ago 2023, 15:57 - atualizado em 18 ago 2023, 15:57
Coteminas Shein
Coteminas firmou parceria com a Shein para produção da varejista no Brasil (Imagem: Reprodução/ Coteminas)

Funcionários da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) relatam que a empresa está em atraso com o pagamento de salários e depósito do FGTS, além de promover diversas demissões, noticiou a Folha de S. Paulo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o jornal, atuais e ex-trabalhadores relatam parcelamento em dez vezes da dispensa, enquanto a multa do FGTS e férias são acertadas apenas no último pagamento. Ainda conforme os relatos, quase diariamente cerca de 50 funcionários seriam chamados para encerramento dos contratos.

A companhia, que pertence ao atual presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, esteve nos holofotes recentemente ao firmar parceria com a Shein, gigante do e-commerce estrangeiro que busca consolidação no Brasil.

Procurada pelo Money Times, a companhia não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para seu posicionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problemas com a Coteminas

À Folha, os funcionários relataram que o pagamento do FGTS não é depositado há quase dois anos, além de terem sido feitos cortes de benefícios como o vale-alimentação. Ainda em relação aos benefícios, deixaram de ser fornecidas as cestas básicas e foram relatados problemas para utilizar o plano de saúde.

Os relatos feitos ao jornal englobam ainda atrasos nos pagamentos, descontos nas férias e falta de pagamentos após demissão.

Conforme o periódico, em 9 de agosto, a Câmara Municipal de Montes Carlos convocou uma assembleia para tratar do tema, no entanto, o Sindicato dos Tecelões e a Coteminas não enviaram representantes para participar.

O presidente da companhia, Josué Gomes, disse ao jornal que a atividade foi afetada pelo atual patamar de juros, mas que a empresa está vendendo ativos que irão contribuir para a “normalidade da atividade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Histórico de parceira da Shein

Em julho deste ano, a empresa anunciou a realização de demissão em massa, de cerca de 700 funcionários, em uma fábrica de Blumenau, em Santa Catarina.

O anúncio foi feito por meio de ofício enviado ao Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite). Os trabalhadores não aceitaram a proposta de que as rescisões fossem pagas em até 15 parcelas.

“É uma contradição, pois a empresa divulgou uma parceria com a Shein na semana passada e está fazendo investimentos em outras regiões, enquanto os trabalhadores de Blumenau são penalizados”, disse o presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske, ao Broadcast.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar