Empresas

Empresas chinesas buscam comprar chips de IA da Nvidia em meio a plano de retorno das vendas

15 jul 2025, 16:13 - atualizado em 15 jul 2025, 16:13
nvidia-valor-de-mercado
(Imagem: Divulgação/Nvidia)

Empresas chinesas estão se mobilizando para comprar chips de inteligência artificial H20 da Nvidia, disseram duas fontes à Reuters, já que a empresa afirmou que planeja retomar as vendas para a China dias depois que seu presidente-executivo se encontrou com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Os chips de IA da Nvidia têm sido um dos principais focos dos controles de exportação dos EUA visando manter os chips mais avançados fora das mãos dos chineses por questões de segurança nacional. A empresa listada nos EUA disse que as restrições reduziriam sua receita em US$ 15 bilhões.

A empresa mais valiosa do mundo está entrando com pedidos junto ao governo dos EUA para retomar as vendas da unidade de processamento gráfico (GPU) H20 para a China, e espera obter as licenças em breve, afirmou a Nvidia em um comunicado. As ações subiam 4,2% nas negociações da manhã.

“O governo dos EUA garantiu à Nvidia que as licenças serão concedidas, e a Nvidia espera iniciar as entregas em breve”, disse a empresa, cujo presidente-executivo, Jensen Huang, está visitando Pequim e deve falar em um evento na quarta-feira.

Os chips H20 que a Nvidia voltará a vender são os melhores que ela pode oferecer legalmente na China, mas carecem de grande parte do poder de computação das versões à venda fora da China devido a restrições anteriores impostas pelo primeiro governo de Trump e pelo governo do então presidente Joe Biden.

Os chips H20 funcionam com as ferramentas de software da Nvidia, que se tornaram um padrão de fato no setor global de IA. Huang argumentou que a posição de liderança da Nvidia poderia desaparecer se a empresa não pudesse vender para desenvolvedores chineses, cujas tecnologias de código aberto, como DeepSeek, estão ganhando força em todo o mundo e que também estão sendo cortejadas pela Huawei com chips produzidos na China.

Ainda assim, as grandes empresas chinesas de tecnologia ainda desejam os chips da Nvidia para sua plataforma de computação conhecida como CUDA.

A Casa Branca, que já havia expressado preocupação com a possibilidade de os militares chineses usarem chips de IA para desenvolver armas, não respondeu a um pedido de comentário.

As empresas chinesas se mobilizavam para fazer pedidos dos chips, os quais a Nvidia precisaria então enviar ao governo dos EUA para aprovação, disseram as fontes familiarizadas com o assunto. Elas acrescentaram que as gigantes da internet ByteDance e Tencent estão em processo de apresentação de pedidos.

O ponto central do processo é uma lista de aprovação elaborada pela Nvidia para que as empresas chinesas se registrem para possíveis compras, afirmou uma das fontes.

ByteDance e Tencent não responderam a um pedido de comentário. A Nvidia se recusou a comentar sobre o sistema de lista aprovada.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar