BusinessTimes

Enquanto Magazine Luiza (MGLU3) perde terreno, Shopee avança cada vez mais, diz estudo

02 ago 2022, 17:05 - atualizado em 02 ago 2022, 17:05
Shopee
Shopee alcança o segundo lugar entre os marketplaces mais visitados do Brasil (Imagem: Shutterstock/Sergei Elagin)

No primeiro semestre de 2022, a Shopee teve crescimento de 7% no número de acessos em sua plataforma, conquistando a segunda colocação entre os marketplaces mais visitados do Brasil, aponta pesquisa realizada pela Conversion.

Atrás apenas do Mercado Livre (MELI34), que teve uma queda de 6% no mesmo período, a recém-chegada ao e-commerce brasileiro ultrapassa outras grandes varejistas, como Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3).

Enquanto isso, a marca brasileira vem perdendo espaço desde dezembro. O levantamento mostra o Magalu saiu de 110.039.497 acessos em janeiro para 99.635.627 em julho, queda de 10%.

O estudo identificou que, no total, o comércio eletrônico brasileiro registrou 2,09 bilhões de acessos em junho – queda de 1,8% em relação ao mês anterior.

A maioria dos acessos (52%) teve origem em dispositivos móveis, o que, somado ao fato de 22% virem de aplicativos, consolida o uso do e-commerce vindo de smartphones.

Destaque das varejistas asiáticas

Considerando apenas o mês passado, marcado pelo Dia dos Namorados no Brasil, o Mercado Livre registrou 292,2 milhões de acessos, enquanto as asiáticas tiveram 202,4 milhões, aponta a pesquisa. Em janeiro deste ano, ao contrário, essas métricas eram quase o dobro de diferença: de 311,4 milhões e 188,8 milhões, respectivamente.

Além da Shopee, a Shein também está conquistando crescimento mês a mês nessa métrica, e obteve um incremento de 61% no número de acessos mensais em suas plataformas digitais.

Na 10ª colocação do ranking de e-commerces mais acessados do país, a empresa já se aproxima da Netshoes, que se mantém constante na média dos cerca de 38 milhões de acessos mensais.

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, esses dados mostram que as chegadas de comércios eletrônicos asiáticos ao mercado nacional têm potencial para reestruturar a concorrência entre os gigantes do mercado de e-commerce. Neste cenário, fatores como preço, descontos e prazo de entrega são fundamentais.

“Os players asiáticos conseguiram identificar uma grande lacuna no e-commerce global, que é o ticket baixo, criou muito senso de urgência com suas promoções e construiu uma verdadeira experiência de busca de achados, que faz com que as pessoas queiram passar cada vez mais tempo dentro do site e do app”, avalia.

Confira o ranking completo dos marketplaces mais acessados:

  1. Mercado Livre
  2. Shopee
  3. iFood
  4. AliExpress
  5. Americanas
  6. Magazine Luiza
  7. Shein
  8. Amazon Brasil
  9. Casas Bahia
  10. Netshoes

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.