Enquanto Trump intensifica deportações, Canadá aposta no Quebec e abre vagas para brasileiros; saiba como se inscrever

Enquanto o governo de Donald Trump mantém uma política de deportação para brasileiros e outros latino-americanos, o Canadá segue na direção econômica, oferecendo oportunidades para brasileiros em trabalho e estudo.
A província de Quebec, uma das regiões mais específicas do país, abriu um programa com vagas para profissionais e estudantes brasileiros. A iniciativa, organizada pela Québec International e Drummond Économique, aceita inscrições até 22 de setembro.
Nos dias 18 e 19 de outubro, recrutadores quebequenses serão voluntários em São Paulo para realizar entrevistas presenciais.
Vagas de trabalho em setores estratégicos no Canadá
A oferta inclui mais de 100 cargos nas áreas de produção e aeronáutica, sob demanda de caldeireiros, soldadores, técnicos eletromecânicos e especialistas em engenharia — setores como aviação, elétrica e compatibilidade eletromagnética (EMC) estão em destaque.
CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
Oportunidades para estudantes brasileiros
Além das vagas de emprego, há quase 50 programas técnicos e superiores disponíveis nas áreas de indústria, saúde, educação e recursos naturais. O catálogo inclui cursos superiores de graduação, mestrado e doutorado em engenharia, ciências e tecnologia.
Para se candidatar, os interessados devem ter diploma técnico ou universitário relacionado à área, experiência profissional e proficiência em francês compatível com a vaga. Desde 2011, mais de 600 brasileiros foram contratados por empresas do Quebec, reforçando a ligação entre as duas regiões.
Como participar
Os candidatos deverão criar um perfil em francês na plataforma Mon Compte Québec en tête e se inscrever nas vagas disponíveis no site oficial da iniciativa. Os estudantes também deverão realizar inscrição pelo mesmo portal.
Os selecionados serão comunicados por e-mail até 30 de setembro e, se aprovados, convocados para entrevistas presenciais em São Paulo nos dias 18 e 19 de outubro.
Vale lembrar que o idioma oficial do Québec é o francês e todas vagas exigem ao menos nível intermediário na língua.