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Entenda como o trabalho remoto beneficia e evolui o marketing digital

26 mar 2022, 9:00 - atualizado em 28 jun 2022, 10:25
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As profissões ligadas ao marketing digital são as que mais se beneficiam das possibilidades do trabalho remoto (Imagem: Unsplash/Windows)

Se engana quem pensa que o trabalho remoto, ou híbrido, é fruto da pandemia de Covid-19. Com certeza a pandemia acelerou o processo e isso é inegável, mas a tendência e a busca por horários flexíveis, trabalho remoto, home office ou anywhere office já era presente e seguirá presente mesmo com o término ou redução da pandemia. Entre tantos setores, é evidente que as profissões ligadas ao marketing digital são as que mais devem se beneficiar e evoluir com essa consolidação.

Não há como ser competitivo no mercado sem construir visibilidade online, mesmo negócios locais podem aumentar seu sucesso com boas estratégias de marketing digital. Mas a presença física dessas equipes em um escritório não é mais necessária.

O marketing tem como essência a habilidade de comunicação e bons profissionais facilmente estabelecem isso e determinam suas entregas nos prazos adequados. Basta a empresa ter objetivos e KPIs claros, com cada equipe certa da sua contribuição para o resultado geral.

Além disso, o mercado de marketing global está aquecido e empresas de todo o mundo estão investindo em regiões como LATAM e Brasil, à medida que a digitalização evolui.

Logo, os profissionais daqui são cada vez mais requisitados para operarem ações de localização e gerenciamento de estratégias – recebendo ofertas em moedas mais altas como dólar. A competição não é mais local, e quanto antes agilizarmos nossa digitalização corporativa, antes nos conectaremos com esses profissionais.

O valor de gerir o próprio tempo

A liberdade de poder gerir por conta própria seu tempo, evitando gastos de vida com deslocamentos e usar esse tempo como bem entender – inclusive trabalhando, é extremamente valiosa. O valor da escolha é algo intangível ou muito caro para qualquer indivíduo.

Afinal, quanto vale para você tomar café da manhã com seu filho antes da escola ao invés de gastar 30 minutos no trânsito? Ou a possibilidade de curtir a sexta à noite na casa da família no interior porque você pode viajar na quinta e trabalhar remoto na sexta? Qual é o preço disso?

Quanto antes as empresas e gestores entenderem esse valor, antes conseguirão conquistar profissionais qualificados e engajados nas suas equipes. Profissionais que por justamente entenderem esses valores, farão questão de entregar bons resultados e permanecer com essas condições. E reforço, trabalho remoto não é benefício, é cultura.

Não à toa, 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa e esse número cresce para 78% quando se considera a intenção de manter a mesma rotina após a pandemia. E mais, o número de trabalhadores que querem voltar aos escritórios diariamente caiu de 19% (2020) para 14% (2021, como aponta a Pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

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“Muito melhor que o jargão ‘minha porta está sempre aberta’ é ‘só me enviar uma mensagem'”, afirma Casagrande (Imagem: Divulgação)

Repense as justificativas para o retorno do trabalho presencial

Reconheço que ainda existam empresas que aguardam por mais segurança sanitária para reunirem seus profissionais de modo presencial. Entretanto, quando se trata de departamentos de marketing, avalio esse movimento ainda mais inadequado e, geralmente, sustentado por pontos fracos aos quais não se justificam a solução no trabalho presencial.

Se você entende que precisa ser presencial para criar cultura de empresa, é mais provável que seus valores e cultura não sejam fortes o suficiente ou não haja um trabalho moderno de implementação deles.

Se o argumento é que a produtividade aumenta, é provável que você esteja contratando mal, ou fazendo um mau onboarding, ou ainda não dando os recursos necessários para a produtividade adequada.

Resolver essas questões com trabalho presencial é mascarar problemas mais profundos. Se seus funcionários entendem sua empresa apenas presencialmente, como seus clientes entenderão sua empresa do outro lado do país?

O que é preciso para aproveitar as possibilidades do trabalho remoto?

Devemos investir em comunicação interna clara. Usar plataformas e canais que tornem essa comunicação fácil. Muito melhor que o jargão “minha porta está sempre aberta” é “só me enviar uma mensagem”.

Além disso, ter valores cooperativos sólidos e realistas que conectem a empresa com seus colaboradores. Salário e benefícios são muito importantes, mas em um mercado cada vez mais competitivo em que o profissional qualificado olha para oportunidades em qualquer lugar do mundo, gerar identificação pelo projeto e valores de entrega – podem ser determinantes. Recorrentemente vejo profissionais excelentes trocarem salários altos, por um emprego mais valoroso em outros aspectos.

Trabalho remotamente antes mesmo da pandemia e perceber uma conexão cultural e de valores com meus empregos é essencial. Um gestor global de Marketing uma vez me disse que “quando os valores são fortes e os objetivos da empresa são claros, profissionais de diferentes lugares tomarão a mesma decisão tendo as mesmas informações”. Concordo plenamente.

Com a Semrush temos cultura e valores muitos claros, além de forte senso de autonomia e responsabilidade. Com OKRs extremamente claras e a empresa inteira voltada para melhorar a experiência do cliente como caminho para melhores resultados, são raras as dúvidas para tomar decisões. E quando ocorrem, reuniões objetivas ou aquelas mensagens simples resolvem. Sendo parte de uma equipe de Brand Marketing líderes de 5 países diferentes não há sentido algum a obrigatoriedade de ser fixo em algum lugar.

E se me perguntam se sinto falta de conversar com colegas, sinto sim. Mas conversa sempre que possível e tenho certeza que quando a pandemia de fato flexibilizar iremos nos encontrar. Afinal,  o que nos impediu até então de nos vermos não foi o trabalho remoto, e sim o contexto que vivemos.

Sucesso.

Erich Casagrande trabalha com Marketing Digital especializado na localização e gerenciamento de estratégias e projetos globais para mercados nacionais e presto consultorias e mentorias para startups e negócios em desenvolvimento. Atualmente é Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil e responsável pelas ações de marketing que envolvem a marca no país. Atua diretamente para aumentar a presença da Semrush no mercado brasileiro através do desenvolvimento de parcerias, relacionamentos com especialistas da área e ações de Digital PR.

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