Entra Nubank (ROXO34): Empiricus aumenta exposição à queda de juros; veja ações para novembro
A Empiricus Research realizou apenas um ajuste na carteira recomendada de ações para o mês de novembro. A casa optou por aumentar a exposição à queda de juros com a inclusão de Nubank (ROXO34), que combina sensibilidade à taxa básica de juros (Selic) e forte crescimento operacional.
Para isso, os analistas optaram por retirar Energisa (ENGI11), realizando lucro de 7,2% e reduzindo o peso em energia elétrica.
Com os ajustes, a carteira passou a ter 35% em financeiros, 10% em energia, 10% em exportadoras e 45% em nomes domésticos sensíveis aos juros.
- LEIA AGORA: Resultados do 3T25: Veja como os números das empresas listadas na bolsa brasileira impactam o seu bolso
Completam o portfólio as ações do Itaú (ITUB4), Prio (PRIO3), Equatorial (EQTL3), Iguatemi (IGTI11), Porto (PSSA3), Localiza (RENT3), Cosan (CSAN3), Rede D’or (RDOR3) e Direcional (DIRR3).
Em outubro, a carteira da Empiricus teve um desempenho de 0,1%, contra avanço de 2,3% do Ibovespa (IBOV). No ano, o portfólio sobe 26,3%, frente alta 24,3% do índice.
Cenário para novembro
Os analistas da Empiricus ponderam que o cenário global aponta para uma fase mais construtiva à frente, com o recente acordo entre Estados Unidos e China abrindo espaço para um ciclo de reaproximação comercial.
“A trégua tarifária de 1 ano, somada à ampliação de parcerias dos EUA com países asiáticos e à retomada do diálogo com o Brasil, reduz o risco de disrupção nas cadeias produtivas e melhora o horizonte para empresas mundo afora”, avalia a casa.
Com a política monetária americana também caminhando nessa direção, com o juro básico cortado para 3,75%-4%, e o fim do enxugamento de balanço a partir de dezembro, as condições financeiras favorecem o fluxo para mercados emergentes.
“No Brasil, a combinação de inflação em queda, desaceleração controlada da atividade e corte iminente da Selic criam as condições para valorização adicional da bolsa local”, diz a Empiricus.
Veja as ações recomendadas pela Empiricus
| Ticker | Empresa | Peso |
|---|---|---|
| ITUB4 | Itaú | 15% |
| ROXO34 | Nubank | 10% |
| PRIO3 | Prio | 10% |
| EQTL3 | Equatorial | 10% |
| IGTI11 | Iguatemi | 10% |
| PSSA3 | Porto | 10% |
| RENT3 | Localiza | 10% |
| CSAN3 | Cosan | 10% |
| RDOR3 | Rede D’or | 10% |
| DIRR3 | Direcional | 5% |