Empresas

Entrar na Opep não é opção para Brasil, diz Petrobras

05 dez 2019, 7:46 - atualizado em 05 dez 2019, 7:46
A produção de petróleo do Brasil deve mostrar forte crescimento nos próximos anos com a perfuração de mais reservas offshore (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha recentemente visto como positivo um convite informal para entrar na Opep, o presidente da Petrobras não se mostra entusiasmado com a ideia e descarta a possibilidade no momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista na quarta-feira em Nova York, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, disse que ser membro ou não da Opep não é uma opção atualmente considerada pelo governo brasileiro.

O executivo disse que defende o livre mercado e que é “contra os cartéis”, acrescentando que o “Brasil pode fazer melhor”.

Em outubro, Bolsonaro disse que recebeu o convite depois de se reunir com autoridades da Arábia Saudita, entre elas o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman.

A produção de petróleo do Brasil deve mostrar forte crescimento nos próximos anos com a perfuração de mais reservas offshore, dando ao país crescente influência no mercado global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A entrada do Brasil na Organização dos Países Exportadores de Petróleo não é uma proposta nova. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia considerado a ideia no passado.

A Petrobras já se opôs anteriormente à proposta, citando suas obrigações com investidores e credores de dívida. A empresa também argumenta que o governo não tem poder para determinar os níveis de produção de operadores privados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar