Empresas

Equatorial (EQTL3) vende transmissora de energia no Pará para fundo canadense CDPQ

09 jul 2024, 11:47 - atualizado em 09 jul 2024, 11:47
energia-eletrica-equatorial-eqtl3 (1)
Equatorial: O ativo marca a terceira aquisição do fundo canadense no setor de transmissão de energia na América Latina. (Imagem: Pixabay/Projekt_Kaffeebart)

A Equatorial (EQTL3) anunciou nesta terça-feira (9) a venda de uma de suas transmissoras de energia para a Verene Energia, uma plataforma de negócios em energia do fundo canadense CDPQ no Brasil, por um enterprise value de 1,19 bilhão de reais.

A operação envolve a alienação da Equatorial Transmissora 7 SPE, que detém 124 km de linhas de transmissão e subestações no Pará. O valor total do negócio considera a assunção pelo CDPQ de 350 milhões de reais em dívida líquida e mais 840 milhões de reais de equity.

“Construída em 2020, com um projeto sólido e um histórico operacional comprovado, a SPE 7 está bem posicionada para continuar desempenhando um papel fundamental no atendimento aos padrões de baixa emissão de carbono da rede elétrica nacional do Brasil”, disse o CDPQ, em comunicado.

O ativo marca a terceira aquisição do fundo canadense no setor de transmissão de energia na América Latina em dois anos, e reafirma o interesse do grupo em um segmento que apresenta oportunidades para “desbloquear o potencial dos projetos de energias renováveis”, diz o comunicado.

Já a Equatorial afirmou que a venda da transmissora não representa a sua saída do segmento de transmissão, mas “tão somente permite avançar na aceleração da sua trajetória de desalavancagem, adequando sua estrutura de capital a eventuais oportunidades nas avenidas de geração de valor em que atua”.

Tradicional no setor de energia elétrica, a companhia foi a única a apresentar proposta para se tornar a acionista de referência da empresa de saneamento Sabesp (SBSP3). A Equatorial ofertou 6,9 bilhões de reais por uma participação de 15% na companhia paulista, da qual passará a ser um investidor estratégico.

O fechamento do negócio entre Equatorial e CDPQ está sujeito a aprovação pela agência reguladora Aneel e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O fundo canadense estima a conclusão da operação em dezembro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar