Empresas

Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia no pré-sal da bacia de Campos

24 mar 2026, 12:19 - atualizado em 24 mar 2026, 12:19
ações petróleo
(Imagem: REUTERS/Jamil Bittar)

A Equinor Brasil informou nesta terça-feira, 24, que a sonda Valaris DS-17 iniciou a fase de perfuração do projeto Raia, no pré-sal da bacia de Campos, e um dos principais projetos de gás natural do Brasil. O campo é operado pela Equinor, com 35%, em parceria com a Repsol Sinopec Brasil (35%) e a Petrobras (30%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto possui reservas recuperáveis de gás natural e óleo/condensado superiores a um bilhão de barris de óleo equivalente (boe). Raia tem capacidade para escoar 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, segundo a empresa.

“O Brasil é um País de projetos pioneiros para a Equinor e Raia, com seu conceito inovador, materializa isso. Estamos cada vez mais próximos de alcançar o objetivo de contribuir com cerca de 15% da demanda nacional de gás em 2028, quando o projeto entrar em operação”, afirmou em nota a presidente da Equinor no Brasil, Veronica Coelho.

O gás será exportado por meio de um gasoduto de 200 km que ligará o FPSO a Cabiúnas, no município de Macaé, no estado do Rio de Janeiro.

A campanha de perfuração ocorre a aproximadamente 200km da costa, em lâminas dágua de cerca de 2.900 metros. As atividades serão realizadas pela DS-17, um navio-sonda de águas ultraprofundas, capaz de operarem profundidades superiores a 3.600 metros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sonda DS-17 também integrou a campanha de perfuração de Bacalhau, campo operado pela Equinor na bacia de Santos, que iniciou a produção em outubro do ano passado.

O projeto Raia é o maior investimento internacional da Equinor, totalizando aproximadamente US$ 9 bilhões. Além disso, segundo a companhia, o FPSO do projeto deve estar entre os mais eficientes do mundo em termos de intensidade de carbono, com emissões médias de CO2 de cerca de 6 kg por barril de óleo equivalente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar