‘Era pra hoje’? Essas 10 frases denunciam, na hora, um profissional incompetente
A incompetência, um dia, pode chegar para qualquer pessoa inserida em um ambiente profissional.
Geralmente tratada, de forma subjetiva, como uma característica fixa de um profissional, ninguém está totalmente imune a perder a competência, seja por falta de reconhecimento, salários baixos ou cultura tóxica na empresa onde trabalha.
E os efeitos desse problema em um único profissional podem ultrapassar a esfera individual, afetando o bem-estar e a performance de todos ao seu redor.
Uma pessoa desmotivada pode, por exemplo, reclamar o tempo inteiro e disseminar negatividade por onde passar, além de pressionar os próprios colegas em suas funções.
Ou, em alguns casos, a manifestação pode ser mais sutil: não por meio de um comportamento explicitamente negativo, mas sim com pequenas atitudes – ou frases – que denunciam a situação nas entrelinhas.
A seguir, vamos explorar 10 frases ditas no ambiente de trabalho que, na hora, podem indicar um funcionário incompetente.
Se você conhece alguém que as fala com frequência, vale ressaltar que nem sempre isso é proposital. Pode ser que, no final das contas, a pessoa só precise de ajuda no âmbito da inteligência emocional.
1. ‘Eu não sabia que era para hoje‘
Muitos funcionários incompetentes podem utilizar a própria ignorância como álibi, e, assim, não assumir responsabilidade por uma atividade pendente.
Eles usam frases como “eu não sabia”, ou “você devia ter dito antes”, ao invés de serem sinceros em relação à própria incapacidade de pedir ajuda.
Às vezes, tudo o que você precisa é tomar iniciativa, buscar as respostas sozinho, e gerenciar suas tarefas sem que alguém esteja constantemente “no seu pé”, monitorando.
2. ‘Eu não tive tempo‘
Se seu chefe conhece bem o que você faz e tem uma boa noção do tempo, é claro que uma desculpa como “eu não tive tempo” vai se mostrar insustentável, se usada com frequência.
Isso, principalmente, se estivermos falando de um funcionário que consegue passar horas “rolando o feed” das redes sociais, ou olhando para a própria tela do computador sem fazer nada de fato.
Mesmo que a pessoa peque no autoconhecimento e não tenha noção de que perde muito tempo em distrações, isso não torna o comportamento menos nocivo.
3. ‘Já está bom assim‘
Se alguém no trabalho usa frases como “já está bom assim”, ou “deixa como está” ao falar dos próprios projetos, ela pode ser, realmente, incompetente.
Ela pode estar fazendo o mínimo (ou menos que isso), tentando proteger o próprio conforto às custas dos colegas que vão precisar corrigir os erros da tarefa.
4. ‘Eu cuido disso‘
Essa frase pode até surpreender alguns. Afinal, estar aberto a assumir tarefas e ajudar outros colegas costuma ser uma característica de funcionários de alta performance.
Mas às vezes, essa frase pode ser dita apenas da boca para fora, em busca da validação externa dos colegas ou da gestão.
De acordo com um estudo do Journal of Behavioral and Experimental Economics, funcionários com alto nível de autoconfiança também podem ter dificuldades em atingir as expectativas e cumprir combinados.
Quando chega a hora de realmente cumprirem a tarefa para a qual se prontificaram, faltam neles as habilidades das quais se gabaram.
5. ‘Isso não é comigo‘
Quando alguém faz uma pergunta ou pede ajuda a um funcionário incompetente, bem provável que a resposta seja “isso não é comigo”, para “evitar a fadiga”.
Funcionários incompetentes não costumam estar interessados em ajudar colegas, porque suas zonas de conforto não permitem uma mentalidade diferente desta.
Mesmo que o objetivo seja blindagem pessoal, funcionários como estes são os que mais têm a perder. Pequenos gestos como esse podem fazer a diferença até mesmo no networking e melhorar as relações interpessoais no trabalho.
6. ‘Está no meu radar‘
Se alguém é um procrastinador em série no trabalho e constantemente evita dar satisfações, há grandes chances de que também use frases como “isso está no meu radar” ao se referir a uma tarefa pendente.
O objetivo é evitar admitir que não começou a trabalhar nisso ainda, ou simplesmente não está preparado, mesmo que isso só adie o inevitável.
Muitas vezes, isso pode ser só uma forma de jogar a responsabilidade para escanteio e não cumprir os compromissos dentro do tempo.
7. ‘Não é culpa minha‘
Até os funcionários de mais alta performance cometem erros – é inevitável, somos humanos.
Mas neste caso, bons funcionários costumam assumir a responsabilidade e encontrar soluções, mesmo que nem tudo tenha sido culpa direta sua. Definitivamente, não usam frases como “não é culpa minha” para se esquivar.
8. ‘Eu sempre fiz assim’
Funcionários mais teimosos e incompetentes geralmente seguem certos padrões de comportamento. Eles se recusam a aceitar mudanças, e frequentemente sabotam o próprio sucesso sendo metódicos demais.
Então, se alguém no seu trabalho usa frases como “mas eu sempre fiz assim” ou “eu não vou mudar”, isso pode sinalizar incompetência.
9. ‘Achei que ‘fulano’ estivesse fazendo’
Suposições infundadas podem causar problemas em qualquer esfera da vida, e podem denunciar incompetência no contexto profissional.
Existe um motivo pelo qual a proatividade é uma das características mais comuns entre funcionários bem-sucedidos – você é quem precisa prestar contas do seu trabalho. Ninguém vai fazer isso por você.
Uma pessoa que usa frases como “achei que outra pessoa estivesse fazendo” pode acabar se denunciando como alguém que espera até que outra pessoa diga a ela o que fazer. Enquanto ela mesma, em contrapartida, não faz muito além do mínimo.
10. ‘Ninguém nunca reclamou’
Muitos funcionários incompetentes não têm uma inteligência emocional boa o suficiente na prestação de contas no ambiente de trabalho.
Isso também faz com que, para eles, seja muito difícil aceitar feedback. Eles levam as críticas construtivas para o lado pessoal, e perdem a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.
É claro que todo mundo sente algum tipo de desconforto ao receber feedback no trabalho, mas os melhores funcionários aceitam as críticas com humildade e sabem administrar suas emoções.
Os incompetentes, por sua vez, ficam na defensiva, usando frases como “ninguém reclamou disso antes” para se livrarem da responsabilidade de suas próprias ações.
*Com informações do portal YourTango.