Coluna
AgroTimes

O que é o BioTrade e o produto de base biológica?

28 set 2022, 8:00 - atualizado em 27 set 2022, 9:41
ESG
BioTrade é a nova base de dados com foco no comércio internacional de produtos de base biológica lançado pela ONU (Imagem: Pixabay/ Geralt)

*Por Denny Thame

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma nova base de dados estatística focada em comércio internacional de produtos de base biológica. Chamada BioTrade, contém informação sobre fluxos comerciais bilaterais e multilaterais de 1.814 produtos desde 2010.

Mas o que é produto de base biológica? São produtos de origem natural, incluindo plantas e animais:

– em um estágio não processado ou de baixo processamento por exemplo, folhas (chá); frutas inteiras (manga, banana, abacaxi) ou moída (café);

– quando utilizados como insumos, são produtos processados que utilizam exclusiva ou principalmente ingredientes biológicos, por exemplo, camisas de algodão, móveis de madeira ou barras de chocolate; e

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– quando são derivados, são à base de recursos biológicos por exemplo, glicerol de óleos e gorduras naturais.

Desenvolvimento sustentável

Esses produtos são essenciais para o atingimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A cadeia produtiva deles deve equilibrar ganhos econômicos, sociais e ambientais.

Uma visualização de dados específica para esses produtos é importante para facilitar uma melhor governança, direcionar políticas públicas nesse setor e possibilitar maior transparência que ajude na tomada de decisões.

O Brasil é um dos principais exportadores e importadores desses produtos. Veja a baixo a comparação que a ferramenta permite entre Brasil, China e Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BioTrade e o desafio global

Portanto, a BioTrade retrata todo o comércio internacional de produtos biológicos. A iniciativa é muito útil, mas ainda falta informações sobre qual volume deste comércio atende as exigências de sustentabilidade.

E isso é um desafio e tanto, principalmente porque falta uma coleta sistemática de dados sobre quais produtos são certificados. E os critérios são muito variados, o que dificulta análises abrangentes e comparáveis em nível regional e/ou global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso se deve a vários motivos, incluindo questões como a proliferação de normas voluntárias de sustentabilidade, cada uma seguindo seus próprios critérios e sendo verificadas da forma como melhor entender os criadores dessas normas. O que gera uma dificuldade de controle estatal ou da sociedade e a falta de harmonização.

Além disso, uma série de dados usados para controle das normas voluntárias de sustentabilidade são tratados como confidenciais e sensíveis. Assim, mesmo quando solicitados certos tipos de dados não são fornecidos o que compromete a transparência do sistema.

Apenas dentro cadeia produtiva, as certificadoras, ou as empresas líderes acabam tendo acesso e ainda assim com muitas assimetrias.

De qualquer maneira, a Biotrade é um avanço em direção a transparência. E tomara que em breve seja possível integrar o qualitativo sobre quanto deste comércio de produtos de base biológica é mesmo sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Denny Thame pesquisa bioeconomia circular sustentável na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar