Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

ESG: conheça 11 ações que se destacam nas práticas sustentáveis

20/11/2020 - 15:38
Sustentabilidade-Investimentos
O BB Investimentos selecionou 11 ações de empresas que avançaram nas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (Imagem: Pixabay)

O BB Investimentos atualizou em novembro a Seleção BB ESG, que reúne ações de empresas que vêm se destacando no que diz respeito a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

A lista de papéis selecionados é resultado de uma análise realizada pela equipe de pesquisa do BB Investimentos. De acordo com os analistas Henrique Tomaz e Victor Penna, as companhias do portfólio estão realizando um bom trabalho no alinhamento dos seus negócios com as práticas sustentáveis.

Para escolher as ações, o BB Investimentos se baseou nos dados divulgados pela consultoria Refinitv e seu referencial de ratings.

“O sistema de pontuação utilizado é de fácil compreensão e classifica as empresas de acordo com um rating que varia de D- (piores práticas ESG) até A+ (melhores práticas ESG). No caso dos pilares ambiental (A) e social (S), os ratings se baseiam no desempenho da empresa frente aos seus pares dentro do mesmo setor. Já no pilar governança (G), a comparação é feita com empresas do mesmo país”, explicaram Tomaz e Penna.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

Para entrar na Seleção BB ESG, as empresas precisam ser companhias cobertas pelos analistas do BB Investimentos, estarem listadas em pelo menos um dos índices de governança e sustentabilidade da B3 (B3SA3), possuir rating igual ou superior a B- e não apresentar controvérsias significativas.

Com isso, o BB Investimentos chegou a 11 indicações neste mês:

Empresa Ticker ESG Nota/ambiental Nota/social Nota/governança
Lojas Renner LREN3 A A- A A+
Santander SANB11 A A- A+ A+
Itaú Unibanco ITUB4 A A+ A+ A-
Bradesco BBDC4 A- A+ A B
Natura NTCO3 A- B+ A- A-
Klabin KLBN11 B+ A A- C+
Suzano SUZB3 B C+ B+ B+
M. Dias Branco MDIA3 B B C+ A-
Sabesp SBSP3 B C+ B+ B
Localiza RENT3 B- C- B B+
WEG WEGE3 B- B B C

Ganhando relevância

O BB Investimentos acredita que o mercado de investimentos ESG ganhará novo impulso com a eleição de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.

“A plataforma democrata conta com um ambicioso plano de investimentos, públicos e privados, para revolucionar a matriz energética americana, substituindo fontes de energia tradicionais, como o petróleo, por fontes mais limpas e renováveis”, destacaram Tomaz e Penna. “Outro ponto importante defendido por Biden é o retorno dos EUA ao Acordo de Paris, cuja saída havia sido formalizada pela administração Trump em novembro do ano passado”.

Espera-se ainda que Biden invista em infraestrutura e modernize os meios de transporte para reduzir os níveis de poluição e aumentar a competitividade.

“Trata-se de um plano bastante ousado que deve trazer impactos relevantes nos mercados financeiros”, resumiram os analistas.

Na avaliação do BB Investimentos, haverá novas regulamentações para aumentar o nível de transparência das empresas quanto às práticas sustentáveis. Aquelas que não se adequarem às novas regras serão pressionadas.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 20/11/2020 - 20:03

Pela Web