Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

ESG: conheça 11 ações que se destacam nas práticas sustentáveis

20/11/2020 - 15:38
Sustentabilidade-Investimentos
O BB Investimentos selecionou 11 ações de empresas que avançaram nas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (Imagem: Pixabay)

O BB Investimentos atualizou em novembro a Seleção BB ESG, que reúne ações de empresas que vêm se destacando no que diz respeito a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

A lista de papéis selecionados é resultado de uma análise realizada pela equipe de pesquisa do BB Investimentos. De acordo com os analistas Henrique Tomaz e Victor Penna, as companhias do portfólio estão realizando um bom trabalho no alinhamento dos seus negócios com as práticas sustentáveis.

Para escolher as ações, o BB Investimentos se baseou nos dados divulgados pela consultoria Refinitv e seu referencial de ratings.

“O sistema de pontuação utilizado é de fácil compreensão e classifica as empresas de acordo com um rating que varia de D- (piores práticas ESG) até A+ (melhores práticas ESG). No caso dos pilares ambiental (A) e social (S), os ratings se baseiam no desempenho da empresa frente aos seus pares dentro do mesmo setor. Já no pilar governança (G), a comparação é feita com empresas do mesmo país”, explicaram Tomaz e Penna.

Para entrar na Seleção BB ESG, as empresas precisam ser companhias cobertas pelos analistas do BB Investimentos, estarem listadas em pelo menos um dos índices de governança e sustentabilidade da B3 (B3SA3), possuir rating igual ou superior a B- e não apresentar controvérsias significativas.

Com isso, o BB Investimentos chegou a 11 indicações neste mês:

Empresa Ticker ESG Nota/ambiental Nota/social Nota/governança
Lojas Renner LREN3 A A- A A+
Santander SANB11 A A- A+ A+
Itaú Unibanco ITUB4 A A+ A+ A-
Bradesco BBDC4 A- A+ A B
Natura NTCO3 A- B+ A- A-
Klabin KLBN11 B+ A A- C+
Suzano SUZB3 B C+ B+ B+
M. Dias Branco MDIA3 B B C+ A-
Sabesp SBSP3 B C+ B+ B
Localiza RENT3 B- C- B B+
WEG WEGE3 B- B B C

Ganhando relevância

O BB Investimentos acredita que o mercado de investimentos ESG ganhará novo impulso com a eleição de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.

“A plataforma democrata conta com um ambicioso plano de investimentos, públicos e privados, para revolucionar a matriz energética americana, substituindo fontes de energia tradicionais, como o petróleo, por fontes mais limpas e renováveis”, destacaram Tomaz e Penna. “Outro ponto importante defendido por Biden é o retorno dos EUA ao Acordo de Paris, cuja saída havia sido formalizada pela administração Trump em novembro do ano passado”.

Espera-se ainda que Biden invista em infraestrutura e modernize os meios de transporte para reduzir os níveis de poluição e aumentar a competitividade.

“Trata-se de um plano bastante ousado que deve trazer impactos relevantes nos mercados financeiros”, resumiram os analistas.

Na avaliação do BB Investimentos, haverá novas regulamentações para aumentar o nível de transparência das empresas quanto às práticas sustentáveis. Aquelas que não se adequarem às novas regras serão pressionadas.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 20/11/2020 - 20:03