Esse não é um livro de finanças; mas é

Tudo na vida é hábito. Vale para os bons e para os ruins.
Durante muito tempo eu resisti a livros que ficassem minimamente perto das sessões ditas de “autoajuda”. Preconceito literário e um pouco de preguiça do fã clube.
Mas um amigo me presenteou com um livro dessa prateleira e decidi dar uma chance.
- LEIA TAMBÉM: Analistas da Empiricus Research estão disponibilizando gratuitamente uma carteira para buscar gerar renda passiva com investimentos; acesse já
“Hábitos Atômicos”, do escritor e palestrante americano James Clear, foi parar na minha biblioteca como único exemplar da seção “livros que nunca imaginei que ia ler” e tenho que admitir que foi uma leitura agradável e transformadora (eu juro que queria uma palavra menos clichê).
No entanto, veja se faz sentido para você também.
O autor divide a criação de hábitos atômicos em quatro leis: torne-o claro (o novo hábito precisa ter objetivo, finalidade prática), torne-o atraente (para que permaneça, o novo hábito precisa ser bom de fazer), torne-o fácil (se for difícil demais, a chance de desengajamento é alta) e torne-o satisfatório (meça resultados, veja como é bom).
Embora defenda a insistência e o longo prazo na criação de hábitos, James Clear também afirma que é a variedade que ganha o jogo. “Os comportamentos precisam permanecer novos para que continuem atraentes e satisfatórios. Sem variedade ficamos entediados. E o tédio é talvez o maior vilão na busca do autoaperfeiçoamento.”
Quando a gente leva – e eu levei fortemente – as reflexões do livro para nossa vida financeira, há algumas reflexões.
- Estamos criando bons hábitos? Nossas decisões são tomadas de forma consciente ou são aleatórias, conforme o momento?
- As decisões que tomamos – seja ao decidir um investimento ou abrir mão de um aporte mensal para um gasto de consumo – estão em linha com o objetivo final que temos?
- Nossos investimentos e nossa forma de investir, poupar e administrar a vida financeira traz satisfação? Ou é apenas um hábito vazio de significado no presente?
Não vou mentir, você se sente um pouco impostor e um pouco insatisfeito no final do livro – deve ser a estratégia do autor para forçar que a gente coloque suas estratégias em prática.
Mas no fim, você pode aplicar a filosofia de James Clear para qualquer área da vida. Mas eu considero, a partir da minha leitura, que saúde e finanças são as que mais se beneficiam – talvez porque sejam para muitos de nós as mais desafiadoras em termos de consistência. E as que envolvem mais tentações de hábitos ruins.
Termino com uma frase do livro que me marcou profundamente. “É o desejo, não a inteligência, que instiga o comportamento. O segredo para fazer qualquer coisa é primeiro cultivar um desejo por ela”.
Já pensou sobre isso?
Hábitos Atômicos
Autor: James Clea
Editora: Alta Life
Preço: R$ 39,70 (na Amazon)