BusinessTimes

Estados americanos intensificam investigação antitruste sobre Google

12 nov 2019, 16:23 - atualizado em 12 nov 2019, 16:23
Autoridades se reuniram em Denver com especialistas externos com o objetivo de compreender melhor os negócios do Google (Imagem: Krisztian Bocsi/Bloomberg)

Representantes de estados dos EUA que investigam o Google, controlado pela Alphabet, se reuniram na segunda-feira para analisar em detalhes questões de concorrência em torno do gigante de buscas, enquanto outra investigação para determinar se a empresa está violando as leis antitruste avança, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades se reuniram em Denver com especialistas externos com o objetivo de compreender melhor os negócios do Google e a dinâmica dos mercados em que atua, incluindo publicidade digital, disse uma das pessoas.

O encontro acontece dois meses depois de todos os estados americanos, exceto dois, terem aberto uma investigação antitruste contra o Google com um foco inicial nas práticas publicitárias, de acordo com uma demanda enviada à empresa. Os editores reclamam há muito tempo que o domínio do Google da tecnologia que exibe anúncios na Web prejudica a concorrência.

A reunião foi semelhante à realizada no mês passado em Nova York, onde autoridades estaduais se reuniram com especialistas para analisar o Facebook. O gigante de redes sociais está sendo investigado por 45 estados, Guam e o distrito de Columbia.

Um dos objetivos da reunião sobre o Google era ajudar as autoridades estaduais a se prepararem para uma investigação que, provavelmente, apresentaria questões desafiadoras da concorrência, disse uma das pessoas. Os estados também planejam traçar uma estratégia para dividir o volume de trabalho da investigação, disseram duas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os que assessoram os estados está Cristina Caffarra, economista da Charles River Associates. O Google se queixou sobre a assessoria de Caffarra para o estado por causa de seu trabalho anterior para rivais do Google, como News Corp., Microsoft e a Yandex, da Rússia.

Os estados estão investigando o Google paralelamente a uma investigação antitruste do Departamento de Justiça dos EUA sobre a empresa. O painel antitruste do Comitê Judiciário da Câmara também está conduzindo uma investigação sobre o Google e outras grandes empresas de tecnologia.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br