Internacional

Estados dos EUA com planos de reabertura representam 38% da economia do país

14 abr 2020, 12:13 - atualizado em 14 abr 2020, 12:13
EUA Nova York
 Três Estados na Costa Oeste dos Estados Unidos, liderados pela Califórnia, e sete na Costa Leste, encabeçados por Nova York  desenvolverão planos regionais coordenados (Imagem: Unsplash/@viniciusamano)

Os dez Estados norte-americanos que coordenam planos separadamente da Casa Branca sobre reabrir os negócios que foram fechados para evitar a propagação do novo coronavírus são responsáveis por uma fatia grande da economia norte-americana.

Na segunda-feira, três Estados na Costa Oeste dos Estados Unidos, liderados pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, e sete na Costa Leste, liderados pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmaram que desenvolverão planos regionais coordenados.

Com exceção de Massachusetts, todos são comandados por governadores democratas.

A Constituição dos EUA concede às autoridades estatais o poder de policiar os cidadãos e regular o bem-estar público (Imagem: Unsplash/@mkozubphoto)

Coletivamente, os dez Estados geraram 38,3% da produção econômica total dos EUA no quarto trimestre de 2019, destacando quanto da economia dos EUA depende de seus Estados mais populosos.

Califórnia e Nova York, primeiro e terceiro maiores Estados, respectivamente, respondem por cerca de 23% da produção econômica total dos EUA, mostram dados do Bureau of Economic Analysis.

Os anúncios sobre os pactos para coordenar os planos vieram depois que o presidente Donald Trump, um republicano, declarou que qualquer decisão sobre reabrir a economia depende dele. A Casa Branca está preparando seus próprios planos, que deverão ser anunciados em breve.

Califórnia e Nova York, primeiro e terceiro maiores Estados, respectivamente, respondem por cerca de 23% da produção econômica total dos EUA (Imagem: Reuters/Mike Segar)

Mas Trump também sugeriu que ele prefere esperar os governadores. “Prefiro que eles tomem a decisão”, afirmou em sua entrevista coletiva diária.

A Constituição dos EUA concede às autoridades estatais o poder de policiar os cidadãos e regular o bem-estar público.

reuters@moneytimes.com.br