Economia

Estados estão com dinheiro e não querem subir preços monitorados em ano eleitoral, diz Campos Neto

20 jan 2022, 16:43 - atualizado em 20 jan 2022, 16:43
Banco Central
O presidente do BC disse que observa esse movimento e que uma reversão da tendência de baixa pode ser um problema (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que a inflação de preços monitorados tem sido menor do que as projeções do órgão, atribuindo parte desse resultado à resistência de governantes em subir preços em ano eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os preços monitorados, ou administrados, estão energia elétrica, gás de cozinha, taxa de água e esgoto e transporte urbano.

“Estamos olhando os números que projetamos para os preços monitorados e têm sido menores do que projetamos. Parte disso é porque os Estados estão com muito dinheiro, estamos em ano de eleição e ninguém quer subir preços monitorados em ano eleitoral”, disse em evento promovido pelo Santander (SANB11).

“Alguns Estados estão com melhor condição de fluxo de caixa, podem adiar (os reajustes), temos eleição”, reforçou, em apresentação em inglês.

O presidente do BC disse que observa esse movimento e que uma reversão da tendência de baixa pode ser um problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto disse que a alta acumulada em 12 meses dos preços monitorados passou de 2,6% em 2020 para 16,9% em 2021.

Dentro da variação total de 16,9% no ano passado, ele ressaltou que a maior fatia é de energia elétrica. Excluindo esse fator, o índice cai para 2,2%.

No evento, ele também afirmou que a melhor maneira de o BC contribuir para crescimento e estabilidade do país é atacar inflação.

Campos Neto ressaltou que se houver desconexão no mercado financeiro, o Banco Central estará pronto para agir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Muitos dizem que o BC intervém pouco, mas vendemos mais dólares do que governos no passado”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar