Carteira Recomendada

Estas são as 8 small caps queridinhas para outubro; veja ranking com 14 analistas

08 out 2023, 12:43 - atualizado em 08 out 2023, 12:43
small-caps-mercados-ações
Oito small caps chamam a atenção dos analistas (Imagem: REUTERS/Regis Duvignau/File Photo)

A Santos Brasil (STBP3) continua sendo a small cap queridinha dos analistas. Para outubro, a ação é novamente a mais indicada nas carteiras recomendadas, com seis recomendações entre 14 instituições, segundo levantamento do Money Times.

A companhia com foco em logística e operação portuária entrou no portfólio da Ágora Investimentos. A corretora avalia que os volumes parecem estar melhorando, com a Santos Brasil reportando em julho volumes 14% acima da média mensal no segundo trimestre.

A recomendação de compra da casa para as ações é baseada:

  • na capacidade da empresa emaumentar o poder de precificação junto aos seus clientes;
  • na expectativa de recuperação do volume de contêineres no segundo semestre de 2023; e
  • na ação sendo negociada a uma atrativa TIR (taxa interna de retorno) alavancada em termos reais superior a 14%.

O BTG Pactual, que também conta com a Santos Brasil na carteira, segue otimista com a empresa em meio a “um ambiente de precificação favorável em Santos e níveis de valuation atraentes”.

A renovação do contrato com a Maersk, principal cliente na Tecon Santos, implica um aumento de preço de 60%, avalia o banco.

“As negociações foram favoráveis para a companhia, reduzindo os riscos na relação comercial com a Maersk e confirmando a tese de recuperação de preços no Porto de Santos. Além disso, as discussões em andamento no Porto de Santos e a menor versão do terminal STS10 aumentam o valor estratégico do terminal da Santos Brasil”, afirma.

  • AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO: O analista-chefe João Piccioni revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research, que deu tchau para a B3 (B3SA3) e incluiu um novo papel com grande potencial. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado!

Petroleiras no radar

Outras sete ações chamam a atenção dos analistas, com destaque para duas petroleiras júniores. Com quatro indicações cada, 3R Petroleum (RRRP3) e PetroReconcavo (RECV3) estão entre as principais indicações para o mês.

Na avaliação da Levante, com o Polo Potiguar, a 3R Petroleum muda de patamar de produção. A companhia deve se beneficiar de um fluxo interessante vindo da Petrobras (PETR4), avalia, com investidores querendo se posicionar na tese do petróleo, mas sem o risco político da estatal.

No caso da PetroReconcavo, uma das novidades da carteira do BTG, a empresa deve aproveitar um momento operacional significativamente melhor no curto prazo.

“Uma equipe altamente focada deve garantir um rápido crescimento da produção de petróleo já no segundo semestre de 2023, oferecendo um bom ponto de entrada no ativo”, afirma a instituição.

O BTG também acredita que os múltiplos atuais não levam em conta as “inúmeras oportunidades” a serem capturadas na produção de gás, além de uma grande geração de caixa em 2024 e potencialmente fortes dividendos já em 2023.

Empresa Indicações
Santos Brasil 6
3R Petroleum 4
Allos 4
Simpar 4
Vivara 4
SmartFit 4
São Martinho 4
PetroReconcavo 4

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 14 instituições. Para outubro, foram indicadas 66 ações, somando 111 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosBB Investimentos, BTG Pactual, Nu invest, Eleven, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Inter, Itaú BBALevante, Órama, Santander, Terra Investimentose XP Investimentos.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin