Market Makers

Este gestor bateu o Ibovespa com small caps; veja 6 ações do portfólio

19 jul 2022, 13:04 - atualizado em 19 jul 2022, 13:04
Market Makers
Fundo da Organon, do gestor Raphael Maia, bateu o Ibovespa e o índice de small caps (Imagem: Market Makers)

As small caps, empresas que reúnem pouco valor de mercado e muito potencial de valorização, foram as que mais sofreram com a disparada dos juros.

Se o Ibovespa cai 7,8%, o Índice Small Caps derrete 20%. Com pouca liquidez e penalizadas pela economia ruim, essas ações são afetadas pela retirada em massa de fundos. Porém, uma gestora em particular conseguiu bater não só o SMALL como o IBOV: a Organon, de Raphael Maia.

O gestor foi o terceiro convidado do podcast Market Makers, produzido por Thiago Salomão e Renato Santiago em parceria com a Empiricus (controladora do Money Times).

Segundo dados disponíveis no site da gestora, em 2022, o fundo acumula perda de 3,21%, contra 7,89% do Ibovespa. Apesar disso, Maia afirma que o benchmark é o IPCA+.

Desde o início, em 2013, o fundo rendeu 837%, contra 70,29% do principal índice da bolsa brasileira.

“O Brasil possui poucas blue chips e muitas small caps. A indústria ficou com um patrimônio grande, então as empresas grandes são mais cobertas e as pequenas ficam largadas. É mais fácil ter assimetria de valor, tem mais oportunidades”, justifica.

Para modelar o investimento, a gestora define small caps como empresas abaixo de R$ 10 bilhões em valor de mercado.

Apesar disso, a Organon não investe única e exclusivamente em empresas menores. Blue chips (companhias de grande capitalização) também têm espaço, mas é preciso que “a assimetria esteja gritando”.

Veja o episódio na íntegra:

Blue chips

Entre essas gigantes, Maia destaca a Braskem (BRKM5), empresa que disparou mais de 60% no ano passado e liderou as altas do Ibovespa em 2021.

“Quando entramos em Braskem, no início de 2021, nós vimos o ciclo melhorando. Duas questões importantes se encaminharam: o acidente geológico em Alagoas e a questão do México, que tinha um problema de suprimentos de gás. O resultado da Braskem melhorou muito desde então”, argumenta.

Ele afirma, no entanto, que já diminuiu bastante o investimento na companhia.

Outra empresa investida foi a Tim (TIMS3), mas essa posição já foi liquidada.

“A Tim tinha uma história interessante, com a compra da Oi Móvel. Era um dos menores carregos da carteira. Dificilmente você vai encontrar muito retorno em uma empresa de telecom, mas o risco é menor”, completa.

As small caps de destaque do portfólio

Dentre as empresas com maior participação no fundo está a Marcopolo (POMO4). Presente no portfólio desde 2018, a encarroçadora de ônibus acumula queda de 15% no ano. Apesar disso, Maia continua enxergando grande potencial na ação.

“Reduzimos a posição durante 2020 por conta da pandemia. Sabíamos que seria difícil, já que houve uma queda de circulação de pessoas muito forte. Mas a tese não mudou. A frota comprada no ciclo de 2012-2014 envelheceu e precisava de renovação”, argumenta.

Para ele, a demanda está voltando, ainda que a crise do setor automobilístico, com a falta de suprimentos e chips, tenha atrapalhado a companhia gaúcha.

“O ano é de mudança de motorização do Euro V para o Euro VI, então você pode ter um aumento de demanda. O programa Caminho da Escola, que fornece ônibus para o governo, também será relevante para Marcopolo, com o fornecimento de até 3 mil ônibus, o que deve representar uns 20% da receita. A geração de caixa operacional pode triplicar”, diz.

Se tudo der certo, prevê, a empresa estará negociando a 5 vezes o lucro para o ano que vem. Hoje, está em 8 vezes. “E já é maior que foi no ano passado”, completa.

Outro papel do setor de bens de capital, a Tupy (TUPY3) também possui 15% de participação no fundo. Maia lembra que a companhia passou por uma consolidação no setor com aquisições, como a MWM, adquirida por R$ 865 milhões em abril deste ano.

“Ela passou a ter uma dominância grande no segmento de blocos de motores pesados. Enquanto as montadoras desinvestiram a fundição, a Tupy investiu. Vemos a empresa concentrando boa parte dessa oferta de blocos de motores. É um produto importante, mas com custo pequeno”, observa.

O gestor diz ainda que a dinâmica de investimentos nos próximos anos ficará muito favorável para Tupy.

“Consolidar uma indústria que não cresce te dá poder de barganhar o preço. Dá mais dependência das montadoras com a Tupy“, completa.

Veja o episódio na íntegra:

Outras empresas

Durante o episódio, Maia citou a Mangels, que produz manufaturados de aço e alumínio, cuja tese é a desalavancagem.

“A empresa tem mais de R$ 600 milhões de dívidas e R$ 80 milhões em valor de mercado. A ideia é que ela vá pagando essa dívida e, consequentemente, que o valor da ação cresça ao longo do tempo”, anota.

No caso da Tegma (TGMA3), o gestor diz que a companhia possui um retorno sobre o capital bem alto e está pagando 7 vezes o lucro, com 14-15% de retorno sobre o caixa operacional em relação ao preço da ação.

“Temos um excelente carrego, boa parte do caixa distribuído em forma de dividendos. Estamos levando de graça a melhoria em relação ao setor automotivo, que em algum momento vem. É um ativo cíclico que compramos na baixa”, relata.

E, por fim, Maia diz que o fundo investe em Valid (VLID3), empresa global de soluções em segurança digital e física.

“A nova administração fez um trabalho bom de dar foco e rentabilidade para o ativo. Isso está quase no estágio final. O resultado operacional melhorou e ela desinvestiu de alguns ativos. A empresa está mais redonda e rentável”, completa.

Ao todo, a companhia imprime 70% das CNHs do Brasil e 60% dos RGs.

“É uma gráfica, mas tem uma parte que digital. Você tem inúmeras frentes de digitalização de documentos e a Valid pode ganhar com isso. Essa parte não está precificada, mas isso será no longo prazo”, diz.

Veja o episódio na íntegra:

ABC Brasil vs. Itaú

Questionado sobre por que investir em ABC Brasil (ABCB4) em vez do Itaú (ITUB4), o gestor explica que a companhia não corre o risco da disrupção bancária, no caso da invasão de fintechs que sacudiu o mercado nos últimos anos.

“É um banco puramente de crédito, que não deve ser disruptivo. Ele é bem tocado, valendo 0,6 vez o valor patrimonial”, explica.

Além disso, a companhia também tem outro diferencial. Nos últimos anos, o banco entrou no segmento de middle market (médias empresas), que, de acordo com Maia, é mais rentável.

“A ação está negociando a 4 vezes o lucro. O Itaú é muito mais caro que o ABC em termos de múltiplos”, finaliza.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.