Bancos

Estrategistas do Goldman veem ‘bear market’ nos EUA até 2023

21 nov 2022, 9:15 - atualizado em 21 nov 2022, 9:15
Goldman Sachs
“As condições que normalmente são consistentes com um piso para a renda variável ainda não foram alcançadas”, escreveram estrategistas como Peter Oppenheimer e Sharon Bell em nota nesta segunda-feira (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid/File Photo)

Investidores de renda variável à espera de um 2023 mais positivo podem se decepcionar, de acordo com estrategistas do Goldman Sachs, segundo os quais o mercado baixista ainda não acabou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As condições que normalmente são consistentes com um piso para a renda variável ainda não foram alcançadas”, escreveram estrategistas como Peter Oppenheimer e Sharon Bell em nota nesta segunda-feira.

Segundo eles, a taxa de juros ainda não fez pico e os “valuations” não caíram para refletir a recessão, etapas necessárias antes que qualquer recuperação sustentada do mercado acionário possa acontecer.

Os estrategistas estimam que o S&P 500 terminará 2023 em 4.000 pontos – apenas 0,9% acima do fechamento da sexta-feira – enquanto o índice de referência europeu Stoxx Europe 600 deve encerrar o próximo ano com ganho em torno de 4%, em 450 pontos. Estrategistas do Barclays liderados por Emmanuel Cau têm a mesma meta para o indicador europeu e disseram que o caminho para chegar lá será “complicado”.

Um rali recente impulsionado por dados de inflação mais brandos nos EUA e notícias de flexibilização das restrições da Covid na China levou vários índices acionários globais a níveis técnicos de “bull market”. A forte recuperação desde meados de outubro vem na esteira de um ano tumultuado para os mercados globais, com um ritmo intenso de aumento de juros por bancos centrais para controlar a inflação crescente, o que gerou temores de recessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrategistas do Goldman disseram que os ganhos não são sustentáveis, porque os índices acionários normalmente não se recuperam em relação às mínimas até que o ritmo de deterioração do crescimento econômico e dos lucros diminua. “O caminho de curto prazo para os mercados acionários provavelmente será volátil e de baixa”, disseram.

A visão ecoa a análise de Michael Wilson, do Morgan Stanley, que reiterou nesta segunda-feira sua previsão de que as bolsas nos EUA terminarão 2023 quase inalteradas em relação ao nível atual e terão um caminho desafiador para chegar lá, o que inclui perdas no primeiro trimestre.

De acordo com sua nota nesta segunda, os clientes de Wilson reagiram contra sua visão de que o S&P 500 vai cair para 3.000 pontos nos primeiros três meses do ano que vem, o que representaria uma baixa de 24% em relação ao fechamento da sexta-feira. “O que ainda está para ser precificado é o risco dos lucros, e é isso que servirá como catalisador para o mercado atingir novas mínimas.”

Enquanto isso, estrategistas do Goldman esperam que as bolsas asiáticas mostrem desempenho positivo no próximo ano: o índice MSCI Asia-Pacific ex-Japan pode encerrar 2023 com alta de 11%, em 550 pontos. A equipe do Citigroup estava mais otimista em relação aos índices acionários chineses nesta segunda, pois a guinada do governo de Pequim em relação à Covid Zero e ao setor imobiliário deve aumentar os lucros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o “bear market” ainda a todo vapor, Oppenheimer e equipe recomendaram foco em empresas de qualidade com balanços sólidos e margens estáveis, bem como aquelas com alto valor e ações de energia e recursos, onde os riscos para os valuations são limitados.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar