Estudantes se preparam para conhecer as notas do Enem; veja quando e como consultar
Estudantes de todo o Brasil já podem se preparar para conferir o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As notas serão divulgadas a partir de sexta-feira (16), segundo confirmação do ministro da Educação, Camilo Santana. Até o momento, o governo ainda não informou o horário exato em que os resultados estarão disponíveis.
Para quem participou do exame na condição de treineiro, a divulgação das notas acontecerá em uma data posterior, que ainda não foi anunciada.
Como consultar a nota do Enem
Após a liberação dos resultados, o participante deve acessar a Página do Participante, utilizando o login da conta gov.br.
No menu lateral esquerdo, basta clicar na opção “Resultado” para visualizar o boletim individual com as notas.
Caso o candidato não se lembre da senha, a recuperação pode ser feita diretamente na plataforma gov.br, seguindo o passo a passo para redefinição do acesso.
O Inep alerta que, no dia da divulgação, o alto volume de acessos simultâneos pode causar instabilidade no sistema. Se isso acontecer, a orientação é aguardar alguns minutos e tentar novamente.
A edição de 2025 do Enem foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro. Já nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorreram nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
A prova foi dividida em dois dias:
- 1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias
- 2º dia: Matemática e Ciências da Natureza
Inscrições no Sisu e no Prouni
De acordo com o Inep, quem pretende disputar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverá se inscrever entre os dias 9 e 23 de janeiro.
Já os estudantes interessados em bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever de 26 a 29 de janeiro.
A partir deste ano, o Sisu passa a considerar os resultados das três últimas edições do Enem. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a seleção utilizará a edição em que o candidato tiver a maior média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que não tenha participado como treineiro.
Maior Sisu da história
Segundo o governo federal, esta será a maior edição da história do Sisu em número de instituições participantes. Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
Na seleção do início do ano, haverá vagas para cursos com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026.