EUA e China anunciam pausa na guerra comercial e redução de tarifas por 90 dias

Os Estados Unidos e a China anunciaram nesta segunda-feira (12) que vão fazer uma pausa na guerra comercial de 90 dias e concordaram em reduzir suas respectivas taxas no período.
Em declaração conjunta entre os países, os EUA anunciam que vão reduzir as chamadas tarifas “recíprocas” do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a China para 10%, enquanto uma tarifa de 20% relacionada ao suposto papel da China no fluxo da droga ilegal fentanil continua em vigor. Enquanto isso, as tarifas da China sobre as importações dos EUA estão sendo reduzidas para 10%.
- Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão
“O consenso de ambas as delegações é que nenhum dos lados queria uma dissociação”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em uma coletiva de imprensa, acrescentando que agora existe um “bom mecanismo” para evitar qualquer aumento adicional das tensões.
Representantes dos dois países estão reunidos na Suíça, em encontros que iniciaram no último sábado. Mais negociações estão planejadas para reduzir as tensões entre as duas maiores economia do mundo.
Com agências