Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

EUA: Fed eleva juros em 0,25 ponto percentual, em linha com o esperado

Diana Cheng
16/03/2022 - 15:13
Federal Reserve
A decisão das autoridades monetárias norte-americanas veio em linha com o esperado pelos mercados (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O Federal Reserve (Fed) decidiu elevar a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para a faixa 0,25-0,5%.

Esse foi o primeiro aumento nos juros do país em 2022. A decisão das autoridades monetárias norte-americanas veio em linha com o esperado pelos mercados.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (16), o Fed destacou que os indicadores de atividade econômica e emprego no país continuaram a se fortalecer. Além disso, a inflação permanece elevada, refletindo o “desequilíbrio entre oferta e demanda” relacionado à pandemia, com maiores pressões nos preços.

O Fed também lembrou que a guerra na Ucrânia traz complicações econômicas e humanitárias “tremendas”.

“As implicações para a economia dos Estados Unidos estão altamente incertas, mas, no curto prazo, a invasão e os eventos relacionados provavelmente criarão uma pressão adicional na inflação e pesarão sobre a atividade econômica”, afirmou o banco central.

Além do anúncio da elevação dos juros, o Fed antecipou que novas altas na taxa devem ocorrer.

Em adição, o comitê espera começar a reduzir sua exposição aos treasuries, bem como a ativos de hipoteca e débito de agências, nas próximas reuniões.

O Fed disse que continuará monitorando as implicações para o cenário econômico dos EUA. O comitê afirmou que está preparado para ajustar a política monetária do país se os riscos se elevarem.

Última atualização por Diana Cheng - 16/03/2022 - 15:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto