Internacional

EUA impõem sanções a ex-premiê da Geórgia, o bilionário Ivanishvili

27 dez 2024, 18:45 - atualizado em 27 dez 2024, 18:45
Ex-primeiro-ministro da Georgia, Bidzina Ivanishvili 26/10/2024 REUTERS/Irakli Gedenidze
Ex-primeiro-ministro da Georgia, Bidzina Ivanishvili 26/10/2024 REUTERS/Irakli Gedenidze

Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira sanções contra o bilionário ex-primeiro-ministro do país, Bidzina Ivanishvili, visto por muitos como o líder de fato da nação, sob o argumento de que ele estaria minando a democracia local e beneficiando a Rússia.

Ivanishvili, que lucrou bilhões na Rússia com metais e telecomunicações na década de 1990, liderou uma mudança de rumos que fez o país virar as costas para o Ocidente, acusando agências de espionagem estrangeiras de tentarem fazer com que a Geórgia entrasse em guerra com a Rússia.    Críticos afirmam que, sob o comando do seu partido, o Sonho Georgiano, o país se tornou mais autoritário e pró-Moscou.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que Washington está aplicando sanções ao recluso Ivanishvili por “minar o futuro democrático e euro-atlântico da Geórgia, em benefício da Federação Russa”.

Blinken afirmou que Ivanishvili implementou “ações ou políticas que minaram os processos democráticos e as instituições nos EUA e em outros lugares”, para benefício russo.

As sanções, que congelam quaisquer ativos norte-americanos de Ivanishvili, ocorrem após anos de relações ruins entre o Ocidente e a Geórgia, uma ex-república soviética e candidata a entrar na União Europeia.

O atual premiê, Irakli Kobakhidze, chamou a medida de “chantagem”, dizendo que ela era uma “recompensa” para Ivanishvili por proteger a Geórgia da guerra.

Controlado por Ivanishvili, o Sonho Georgiano afirma estar comprometido com uma Geórgia democrática e pró-Ocidente. Mas mantém laços pragmáticos com a vizinha Rússia ao mesmo tempo.

No mês passado, o país congelou negociações com a União Europeia até 2028, interrompendo abruptamente uma antiga meta nacional. O congelamento desencadeou protestos e uma repressão que acabou com a prisão de mais de 400 pessoas, incluindo políticos da oposição.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar