EUA: Inflação ainda desfavorável e políticas de Trump devem fazer Fed manter juros elevados por mais tempo

A composição desfavorável da inflação nos Estados Unidos (EUA) e a política comercial adotada por Donald Trump devem manter o Federal Reserve (Fed) cauteloso, afirma a economista do C6 Bank, Claudia Rodrigues.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) recuou 0,1% em março e desacelerou de 2,8% para 2,4% no acumulado em 12 meses. O núcleo — que exclui os preços de alimentos e energia — também veio abaixo do esperado, com alta de 0,1% no mês e de 2,8% em um ano.
Apesar da queda na leitura de março, a economista do C6 afirma que a composição do CPI continua “desfavorável”.
Os dados mostram que a inflação segue pressionada, principalmente por conta dos preços elevados de serviços. “Quando excluímos da análise os itens normalmente mais voláteis, como passagens aéreas e aluguéis de veículos, fica mais evidente a tendência de alta de preços no setor”, diz.
- Bolsas americanas dão maior salto em anos com pausa de tarifas de Donald Trump. Confira a análise completa do cenário dos mercados globais no Giro do Mercado de hoje!
“A inflação pressionada e ainda acima da meta de 2%, junto à robustez do mercado de trabalho dos EUA, reforçam nossa expectativa de que o Fed deve manter os juros em patamar elevado por mais tempo”, afirma
Além disso, Rodrigues destaca que a autoridade monetária seguirá acompanhando os efeitos da política comercial norte-americana. “Nossa expectativa é de que o aumento de tarifas de importação leve a uma desaceleração da atividade econômica e seja mais um fator de pressão sobre os preços nos EUA.”
O C6 enxerga um risco de inflação maior à frente, o que, a despeito da perspectiva de desaceleração da economia, deve fazer com que o Fed mantenha uma postura cautelosa.