EUA suspendem emissão de vistos do Brasil e mais 74 países; entenda
O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu temporariamente o processamento de vistos para 75 países, incluindo o Brasil, com o objetivo de restringir a entrada de requerentes que possam se tornar “encargos públicos”.
Segundo informações da Fox News, a suspensão terá início em 21 de janeiro e permanecerá em vigor por tempo indeterminado, enquanto o Departamento de Estado revisa seus procedimentos de triagem e avaliação de solicitantes. Além do Brasil, estão na lista países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. A medida foi confirmada pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
A nova diretriz determina que os funcionários consulares negem vistos a candidatos considerados dependentes de benefícios públicos, levando em conta fatores como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e necessidades médicas de longo prazo. O Departamento de Estado afirma que a medida é uma aplicação de autoridade histórica, com o objetivo de proteger os contribuintes americanos.
“O Departamento usará sua autoridade de longa data para determinar se potenciais imigrantes são inelegíveis, evitando que estrangeiros venham receber assistência pública nos Estados Unidos”, afirmou Tommy Piggott, porta-voz do Departamento de Estado.
A decisão ocorre em meio a escândalos de fraude em programas de assistência nos EUA, como o caso do Quality Learning Center, em Minnesota, onde autoridades federais investigaram supostos abusos de benefícios para crianças, envolvendo parte da comunidade somali no estado.
Desde que Donald Trump assumiu a presidência, no ano passado, o Departamento de Estado já revogou mais de 100 mil vistos, incluindo cerca de 8 mil vistos de estudante e 2.500 vistos especializados, concedidos a indivíduos que tiveram envolvimento com a polícia dos EUA por atividades criminosas.