Estados Unidos têm planos para fundo soberano, mas decisão final ainda não foi tomada, diz Casa Branca

Os departamentos do Tesouro e do Comércio dos EUA têm formulado planos para um fundo soberano, mas nenhuma decisão final foi tomada, disse um porta-voz da Casa Branca nesta quarta-feira.
“O governo continua empenhado em usar todas as ferramentas disponíveis para cumprir a diretriz do presidente Trump de proteger a segurança nacional e econômica dos Estados Unidos”, disse o porta-voz em um comunicado.
- SAIBA MAIS: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; veja como
Fundo com déficit
A criação do fundo soberano foi determinada por um decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início de fevereiro deste ano. Na ocasião, ele disse ainda que o fundo poderia comprar o TikTok.
“Vamos levantar essa coisa nos próximos 12 meses. Vamos monetizar o lado dos ativos do balanço dos EUA para o povo americano”, afirmou o secretário do Tesouro Scott Bessent em fevereiro. “Haverá uma combinação de ativos líquidos, ativos que temos neste país enquanto trabalhamos para trazê-los para o povo americano.”
Trump já havia lançado tal veículo de investimento governamental como candidato presidencial, dizendo que poderia financiar “grandes empreendimentos nacionais”, incluindo projetos de infraestrutura como rodovias e aeroportos, manufatura e pesquisa médica.
Normalmente, esses fundos dependem do superávit orçamentário de um país para fazer investimentos, mas os EUA operam com déficit.
Existem mais de 90 desses fundos em todo o mundo administrando mais de 8 trilhões de dólares em ativos, de acordo com o Fórum Internacional de Fundos Soberanos.
Com Reuters