CryptoTimes

Euro digital não será usado para propósitos comerciais, afirma presidente do BCE

28 set 2022, 8:55 - atualizado em 28 set 2022, 8:55
euro digital
Christine Lagarde disse que o euro digital é, essencialmente, uma cédula bancária “com um pouco menos de anonimidade”. (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Um euro digital emitido pelo Banco Central Europeu (BCE) “não será usado para propósitos comerciais”, segundo a presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BCE oferece “a garantia de que esses pagamentos não serão explorados para fins comerciais”, afirmou Lagarde nesta quarta-feira (28) em uma conferência em Frankfurt, ao falar sobre as possibilidades de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês). “Este não é o papel de um banco central”.

A presidente do Banco Central Europeu referiu-se à pesquisa de janeiro de 2021, divulgada antes do lançamento da fase de investigação sobre a CBDC europeia, que mostrou que a privacidade era uma das principais características do euro digital esperadas pelos participantes.

Lagarde disse que o euro digital é, essencialmente, uma cédula bancária “com um pouco menos de anonimidade”, mas prometeu que – ao contrário de empresas que vendem dados coletados por meio de pagamentos – uma CBDC europeia protegeria os cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBDCs além do euro digital

Qualquer CBDC americana também teria foco em privacidade, caso seja adotada, disse o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell, na terça-feira (27).

Proteção à privacidade é uma das quatro características de uma CBDC nomeadas por Powell, além de ser intermediada, com verificação de identidade e interoperável. No entanto, o Banco Central americano ainda “não decidiu dar prosseguimento” ao dólar digital por enquanto.

Por outro lado, o protótipo do euro digital, já está sendo desenvolvido. No início do mês, o BCE anunciou cinco empresas parceiras, que irão ajudar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos. A avaliação e os resultados do projeto deverão ser feitos em março de 2023.

Já o Banco Central brasileiro está mais avançado que os bancos centrais americano e europeu. O BC deu início, neste mês, aos primeiros testes com real digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram selecionadas nove propostas pela autoridade monetária, incluindo as elaboradas por Itaú Unibanco, Mercado Bitcoin e Aave.

A fase de testes com o real digital seguirá até janeiro de 2023. No segundo trimestre do próximo ano, deverá ter início a fase de pilotos com a CBDC brasileira, que seguirá até o segundo semestre de 2024.

O que esperar dos primeiros testes
com Real Digital, segundo Banco Central

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar