BusinessTimes

Euronext prepara oferta de US$ 4 bilhões por Borsa Italiana

10 set 2020, 15:24 - atualizado em 10 set 2020, 15:24
Mercados
A Euronext fechou uma oferta em conjunto com o banco italiano Cassa Depositi e Prestiti, que ficaria com cerca de 8% do capital da Euronext  (Imagem: Pixabay)

A Euronext se prepara para apresentar uma oferta já nesta semana pela Borsa Italiana em parceria com um banco italiano estatal, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A oferta deve avaliar a empresa, que é controlada pela London Exchange Group, em cerca de 3,5 bilhões de euros (US$ 4,1 bilhões) a 4 bilhões de euros, de acordo com as pessoas.

A Euronext fechou uma oferta em conjunto com o banco italiano Cassa Depositi e Prestiti, que ficaria com cerca de 8% do capital da Euronext se o negócio for concretizado, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O diretor-presidente da Euronext, Stephane Boujnah, se encontrou com o ministro das Finanças italiano, Roberto Gualtieri, na quarta-feira em Roma para discutir a oferta, disseram as pessoas. A empresa pretende financiar a proposta com aumento de capital se for bem-sucedida, segundo as fontes.

A rival Deutsche Boerse planeja fazer a própria oferta pela Borsa Italiana, disseram as pessoas. A SIX Group, dona da bolsa de valores da Suíça, também avalia uma oferta, segundo uma das pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Borsa Italiana é vista como ativo estratégico na Itália porque controla a MTS, uma plataforma usada para negociar títulos do governo.

O Intesa Sanpaolo, com sede em Milão, pode entrar no consórcio da Euronext e obter uma participação na operadora como parte do acordo, segundo reportagem da Bloomberg News no mês passado.

Nenhuma decisão final foi tomada e os interessados podem decidir não apresentar as propostas, disseram as pessoas.

Outros investidores também poderiam apresentar uma oferta, disseram. Representantes do CDP, Deutsche Boerse, Euronext, LSE, SIX e do Tesouro italiano não quiseram comentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gualtieri disse esta semana que o governo italiano está “acompanhando atentamente” as etapas para a possível venda da Borsa Italiana e que quer proteger o interesse público.

A Euronext opera bolsas em cidades como Amsterdã, Oslo e Paris e quer aumentar a estabilidade sob o comando de Boujnah. No início deste ano, a operadora perdeu a disputa pela Bolsas y Mercados Españoles SHMSF após a bolsa espanhola fechar um acordo para ser comprada pela SIX.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br