Bolsas da Europa interrompem sequência negativa e fecham em alta com alívio nos preços do petróleo
Os índices europeus iniciaram a semana em tom positivo, interrompendo a sequência de três quedas seguidas, com o alívio nos preços do petróleo, enquanto os investidores continuam a monitorar os desdobramentos do conflito no Irã.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações com alta de 0,44%, aos 598,47 pontos.
Entre os principais índices, o DAX, de Frankfurt, subiu 0,50%, aos 23.564,01 pontos; o FTSE 100, de Londres, teve avanço de 0,55%, aos 10.317,69 pontos; e o CAC 40, de Paris, fechou com alta de 0,31%, aos 7.935,97 pontos.
O que movimentou os mercados europeus hoje?
As atenções do mercado seguem concentradas no conflito no Irã, que entrou na terceira semana.
No fim de semana, o Irã anunciou a liberação do tráfego no Estreito para navios, com exceção para as embarcações norte-americanas e de aliados dos EUA.
“O Estreito de Ormuz está aberto. Está apenas fechado para petroleiros e navios pertencentes aos nossos inimigos e seus aliados”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em entrevista ao programa de notícias americano MS Now. “Não está fechado, mas está fechado para navios americanos e israelenses.”
Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que “muitos países” enviarão navios de guerra para manter o Estreito aberto.
“Muitos países, especialmente aqueles que são afetados pela tentativa do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, enviarão navios de guerra, em conjunto com os Estados Unidos da América, para manter o Estreito aberto e seguro”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.
Já no domingo (15), o presidente norte-americano declarou ao Financial Times que esperava que a China ajudasse a desbloquear o estreito antes de sua reunião agendada com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, no final deste mês, e poderia adiar sua viagem se a China não fornecesse assistência.
O Estreito de Ormuz tem sido uma “arma” no conflito no Irã, já que cerca de 20% do consumo mundial de petróleo é escoado pela região. Com a paralisação do tráfego nas duas primeiras semanas de março, os preços do petrólelo Brent já subiram mais de 40% e operam no nível de US$ 100 o barril.
Hoje, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que turbulência no fornecimento de petróleo e gás e aos aumentos nos preços da energia no Oriente Médio deve ser temporária e direcionada.
“É importante que quaisquer medidas de curto prazo não atrasem a descarbonização do sistema energético, não aumentem a demanda por petróleo e gás, sejam temporárias e direcionadas e minimizem os custos fiscais”, escreveu Von der Leyen em uma carta.
No cenário corporativo, as ações do Commerzbank subiram 8,8% após a notícia de que o UniCredit lançou uma oferta para aumentar a participação no banco alemão para mais de 30%, o que pode abrir caminho para uma oferta de aquisição total.
Ainda no ambiente local, os investidores operaram à espera de decisões de política monetária. A expectativa é de que o Banco Central Europeu (BCE) mantenha os juros inalterados em 2% ao ano.
*Com informações de CNBC, Estadão Conteúdo e Reuters