Bolsas da Europa têm dia positivo com tecnologia e automóveis; Stoxx 600 renova recorde histórico

Os índices europeus terminaram a sessão desta quinta-feira (2) em forte alta com apoio do setor de tecnologia, enquanto os investidores continuaram monitorado os impactos da paralisação da máquina pública (shutdown) dos Estados Unidos (EUA).
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações em recorde nominal histórico, com avanço de 0,53%, aos 567,60 pontos, em sua quinta sessão consecutiva de ganhos. Durante a sessão, o índice também renovou a máxima intradia histórica ao atingir os 569,88 pontos.
Em destaque, o mercado reagiram a relatos de que a OpenAI havia vendido ações no valor total de US$ 6,6 bilhões, avaliando a empresa em US$ 500 bilhões. A criadora do ChatGPT também impulsou os ganhos do setor após o anúcio da parceria com as empresas sul-coreanas Samsung Electronics e SK Hynix para fornecer chips de memória para os centros de dados da OpenAI.
No setor automobilístico, as ações da Stellantis subiram mais de 8% após a empresa relatar um aumento de 6% nas vendas nos EUA e na Itália no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, com suas marcas Jeep, Chrysler, Ram e Fiat apresentando crescimento.
As ações do setor de saúde ampliaram sua valorização em relação à sessão anterior, depois que um acordo, firmado na última terça-feira (30), entre o governo dos EUA e a Pfizer sobre os preços de medicamentos prescritos ajudou a reduzir alguma incerteza no setor.
Majoritariamente em alta
Apesar dos recordes do Stoxx 600, os principais índices da Europa encerraram o dia majoritariamente em alta, com exceção da Bolsa da Inglaterra.
O índice da bolsa de Londres, o FTSE 100, terminou a sessão em queda de 0,20%, aos 9.427,73 pontos, um dia após renovar recorde histórico. O CAC 40, de Paris, subiu 1,13%, aos 8.056,63 pontos e o DAX, da bolsa alemã, registrou avanço de 1,28%, aos 24.422,56 pontos.
*Com informações de Reuters