Mercados

Bolsas da Europa têm dia positivo com tecnologia e automóveis; Stoxx 600 renova recorde histórico

02 out 2025, 14:59 - atualizado em 02 out 2025, 16:53
Bolsas Europa
Bolsas da Europa avançam com setor de tecnologia e de automóveis; Stoxx 600 renovou recorde histórico e FTSE 100 devolveu ganhos da véspera (Imagem: Getty Images/Canva)

Os índices europeus terminaram a sessão desta quinta-feira (2) em forte alta com apoio do setor de tecnologia, enquanto os investidores continuaram monitorado os impactos da paralisação da máquina pública (shutdown) dos Estados Unidos (EUA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações em recorde nominal histórico, com avanço de 0,53%, aos 567,60 pontos, em sua quinta sessão consecutiva de ganhos. Durante a sessão, o índice também renovou a máxima intradia histórica ao atingir os 569,88 pontos.

Em destaque, o mercado reagiram a relatos de que a OpenAI havia vendido ações no valor total de US$ 6,6 bilhões, avaliando a empresa em US$ 500 bilhões. A criadora do ChatGPT também impulsou os ganhos do setor após o anúcio da parceria com as empresas sul-coreanas Samsung Electronics e SK Hynix para fornecer chips de memória para os centros de dados da OpenAI.

No setor automobilístico, as ações da Stellantis subiram mais de 8% após a empresa relatar um aumento de 6% nas vendas nos EUA e na Itália no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, com suas marcas Jeep, Chrysler, Ram e Fiat apresentando crescimento.

As ações do setor de saúde ampliaram sua valorização em relação à sessão anterior, depois que um acordo, firmado na última terça-feira (30), entre o governo dos EUA e a Pfizer sobre os preços de medicamentos prescritos ajudou a reduzir alguma incerteza no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Majoritariamente em alta

Apesar dos recordes do Stoxx 600, os principais índices da Europa encerraram o dia majoritariamente em alta, com exceção da Bolsa da Inglaterra.

O índice da bolsa de Londres, o FTSE 100, terminou a sessão em queda de 0,20%, aos 9.427,73 pontos, um dia após renovar recorde histórico. O CAC 40, de Paris, subiu 1,13%, aos 8.056,63 pontos e o DAX, da bolsa alemã, registrou avanço de 1,28%, aos 24.422,56 pontos.

*Com informações de Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.