BusinessTimes

Europa: ações recuam pressionadas por setor de luxo após PIB mais fraco na China

18 out 2021, 13:52 - atualizado em 18 out 2021, 13:53
Europa
As ações caíram globalmente depois de dados mostrarem que a economia da China registrou seu ritmo de crescimento mais lento em um ano no terceiro trimestre (Imagem: REUTERS/Flavio Lo Scalzo)

As ações europeias fecharam em queda nesta segunda-feira, após dados de crescimento mais fraco que o esperado da China golpearem papéis de empresas do setor de luxo, enquanto um aumento implacável nos preços das commodities alimentou temores sobre uma espiral de inflação.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,5%, depois de um início otimista da temporada de balanços trimestrais ter garantido na sexta-feira seu desempenho semanal mais forte desde março.

O índice caiu após três sessões consecutivas de ganhos, quando acumulou alta de cerca de 2,7%.

As ações caíram globalmente depois de dados mostrarem que a economia da China registrou seu ritmo de crescimento mais lento em um ano no terceiro trimestre, prejudicada por cortes de energia, gargalos na cadeia de suprimentos e grandes perturbações no mercado imobiliário.

Expostas à China, as ações de luxo LVMH, Kering e Hermes caíram entre 1,4% e 2,4%, também prejudicadas pelo pedido do presidente chinês, Xi Jinping, para a expansão de um imposto sobre o consumo.

Mas analistas esperam que as empresas europeias reportem um salto de quase 47% nos lucros do terceiro trimestre, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv.

Esses números foram revisados ​​para cima nos últimos dias, ajudando o STOXX 600 a mirar seu recorde de agosto.

“Quando olhamos para as perspectivas nos próximos 12 meses, as avaliações podem cair um pouco, mas não o suficiente para compensar o movimento de alta que vemos nos lucros, e isso deve ser bastante positivo”, disse Michael Bell, estrategista de mercado global na JP Morgan Asset Management.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,42%, a 7.203,83 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,72%, a 15.474,47 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,81%, a 6.673,10 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,83%, a 26.268,62 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,68%, a 8.936,00 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,70%, a 5.619,21 pontos.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar