Mercados

Europa: bolsas ampliam ganhos pelo 3º dia, problemas políticos afetam a Itália

14 jan 2021, 14:37 - atualizado em 14 jan 2021, 14:37
Europa mercados
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,7%, atingindo novas máximas desde fevereiro de 2020 (Imagem: Facebook/ Börse Frankfurt)

As ações europeias subiram pela terceira sessão consecutiva nesta quinta-feira, com o avanço nos papéis de tecnologia, a esperança de um grande estímulo sob a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos e dados positivos acerca da exportação da China melhorando o sentimento.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,7%, atingindo novas máximas desde fevereiro de 2020, com os papéis nos setores de mineração, automobilístico e viagens entre os de melhor desempenho.

Biden deve divulgar nesta quinta-feira sua proposta de pacote de estímulo, projetado para alavancar a economia norte-americana, atingida pela pandemia, com um resgate econômico que pode ultrapassar o valor de 1,5 trilhão de dólares.

As exportações chinesas cresceram mais do que o projetado em dezembro, enquanto a economia alemã encolheu menos do que o esperado, a 5,0% em 2020, uma vez que uma forte resposta do Estado ajudou a limitar os impactos causados ​​pela pandemia da Covid-19.

Ainda assim, os investidores temem que os últimos lockdowns induzidos pelo coronavírus no continente europeu possam retardar ainda mais a recuperação, mesmo com o início dos programas de vacinação.

“Entramos no ano com a visão de que as vacinas entrariam em ação na primeira metade do ano e o crescimento econômico deveria se recuperar materialmente. Obviamente, isso tende mais para a segunda metade do ano”, disse Nick Peters, gerente de portólio multi-ativos da Fidelity International.

Preocupações políticas atingiram o índice italiano FTSE MIB, com queda de 0,5%, depois que o ex-premiê Matteo Renzi retirou seu pequeno partido Itália Viva da coalizão governista, afundando o governo do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, em desacordos sobre financiamento.

Em Londres, o índice Financial Times valorizou-se 0,84%, a 6.801 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX tinha alta de 0,35%, a 13.988 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,33%, a 5.681 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve queda de 0,47%, a 22.637 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,14%, a 8.372 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,47%, a 5.115 pontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.